ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Queda na arrecadação força demissões em Itaquiraí

Redação | 02/09/2010 15:18

As sucessivas reduções na arrecadação do município de Itaquiraí, localizado a 410 quilômetros de Campo Grande, forçaram a prefeitura a tomar uma atitude extrema. Em decreto publicado ontem, a prefeita Sandra Cassone (PT), exonera 20 servidores em cargos comissionados e rescinde o contrato de mais 15 trabalhadores temporários.

De acordo com o procurador-geral de Itaquiraí, Luiz Carlos Silva, os últimos três meses foram os mais duros para os cofres municipais, com redução de 27% em comparação com o mesmo período em anos anteriores.

"A situação ficou muito difícil, pois boa parte da receita do município vem do repasse do FPM [Fundo de Participação dos Municípios], que teve significativas quedas", explica Luiz Carlos.

O quadro de servidores foi analisado de modo a não prejudicar o atendimento à população. A prefeitura decidiu ainda paralisar algumas obras e projetos na área de agricultura.

Desde julho deste ano, o expediente na prefeitura foi reduzido, passando a funcionar das 7 às 12 horas. De acordo com o procurador-geral, a exoneração foi uma das atitudes mais drásticas, mas não descarta novas demissões.

"Ainda é precipitado falar em mais exonerados, mas se a arrecadação não tomar fôlego, teremos que pensar em outra possibilidade para enxugar os gastos", complementa Luiz Carlos.

A exoneração dos comissionados e o desligamentos de trabalhadores contratados teve redução estimada em 2% na folha de pessoal da prefeitura de Itaquiraí. O ideal é que a diminuição chegasse a, ao menos, 10%.

O decreto publicado ontem tem validade até 31 de dezembro de 2010. O pagamento de 13° salário ainda não foi prejudicado, segundo o procurador-geral.

Rural

Nos siga no Google Notícias