ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Reforma administrativa de Nelsinho já está em vigor

Redação | 02/01/2009 11:41

Poucas horas após a votação na noite de ontem da reforma administrativa pela Câmara Municipal, a edição desta sexta-feira do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) já traz o texto da reforma, a nomeação dos 11 secretários (com validade retroativa, a partir de 1º de janeiro) e o organograma da Prefeitura.

Os principais pontos da reforma administrativa são: a redução na quantidade de secretarias e o aumento da força delas, já que os diretores das autarquias e fundações terão que se reportar aos secretários.

Cada uma das 10 autarquias e fundações terá que se reportar a uma secretaria. Algumas secretarias serão responsáveis por fiscalizar diretamente mais de uma secretaria. Essa medida facilita o trabalho do prefeito que poderá, se quiser, manter reunião somente com os 11 secretários, sem, com isso, deixar de ter conhecimento sobre o funcionamento das quatro agências, três institutos e três fundações.

Uma das pastas mais importantes será a de Infra-estrutura, Transporte e Habitação, de João Antônio De Marco. Além de executar as funções da antiga secretaria de Obras, a pasta está ligada diretamente a duas importantes agências: a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e à Agência Municipal de Habitação.

Sob o comando de Paulo Nahas, a Secretaria de Planejamento, Finanças e Controle terá o papel de fiscalizar o Planurb (Instituto de Planejamento Urbano) e o Instituto Municipal de Tecnologia da Informação.

Já a Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais está ligada diretamente aos conselhos municipais, à Agência de Regulação dos Serviços Públicos e Delegados de Campo Grande e às Fundações de Esporte e Cultura.

A secretaria de administração, de Jorge Martins (PDT), está ligada apenas ao Instituto Municipal de Previdência; enquanto a Secretaria Municipal de Saúde Pública ficou com a responsabilidade de fiscalizar a Agência Municipal de Serviços de Saúde. E a Secretaria Municipal de Política e Ações Sociais e Cidadania está ligada à Fundação Social de Trabalho.

Sem terem ligação com autarquias e fundação estão quatro secretarias, entre elas a Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio, do vice-prefeito Edil Albuquerque. As outras secretarias sem ligação com agências, autarquias e fundações são as de Receita; de Educação e; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Na manhã de hoje, o prefeito Nelson Trad Filho determinou aos 11 secretários empenho (exigiu 24 horas de dedicação por dia) e determinou o corte de 30% dos cargos comissionados em cada pasta, sob risco de demissão para o titular que desrespeitar a exigência.

Nos siga no Google Notícias