ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Reinaldo diz que espera proposta concreta de apoio financeiro da União

Paulo Nonato de Souza e Leonardo Rocha | 22/11/2016 11:15
Governador Reinaldo Azambuja durante agenda pública na manhã desta terça (Foto: Marina Pacheco)
Governador Reinaldo Azambuja durante agenda pública na manhã desta terça (Foto: Marina Pacheco)

Diante do quadro de dificuldades para equilibrar as contas, governadores e vices voltam a Brasília nesta terça-feira (22) para reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, às 13h30 (MS), na expectativa de acertarem um socorro financeiro da União. Mato Grosso do Sul será representado pela vice-governadora, Rose Modesto (PSDB).

Nesta manhã, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) confirmou a presença de Rose Modesto na reunião e disse que não pôde ir a Brasília em função de uma agenda ontem à noite em Bonito com o ministro do Turismo, Max Beltrão.

Segundo ele, Mato Grosso do Sul vive uma realidade melhor em comparação com a maioria dos estados, muitos deles já com dificuldades para pagar servidores e aposentados, prestadores de serviços e fornecedores.

“Felizmente Mato Grosso do Sul está com as contas equilibradas. Existe um planejamento que começou em 2015 e queremos segui-lo à risca até 2018, como Estado responsável que cumpre suas obrigações, tanto que o pagamento do 13º do funcionalismo público está garantido. Só falta definir o dia de dezembro que será depositado, e todos os fornecedores e prestadores de serviços estão recebendo em dia”, disse o governador.

A situação de colapso já atinge pelo menos 20 estados, incluindo Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e a reunião desta terça-feira será mais uma tentativa de pressão dos estados ao governo federal por ajuda para conter a crise financeira que já compromete as contas estaduais e a continuidade de programas e serviços.

“O ministro Meirelles deve apresentar uma proposta concreta de apoio financeiro aos estados por parte do Tesouro nacional. É o que nós esperamos”, ressaltou Reinando Azambuja.

Nos siga no Google Notícias