ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Se prefeito for cassado, vice Gilmar Olarte tomará posse em seguida

Josemil Arruda | 11/03/2014 16:27
Mario Cesar diz que posse rápida é porque "Campo Grande não pode parar" (Foto: Marcos Ermínio)
Mario Cesar diz que posse rápida é porque "Campo Grande não pode parar" (Foto: Marcos Ermínio)

O presidente da Câmara de Campo Grande, vereador Mario Cesar (PMDB), confirmou, esta tarde, que se o prefeito Alcides Bernal (PP) for cassado no julgamento de amanhã, a partir das 14 horas, a posse do vice-prefeito Gilmar Olarte, como novo chefe do Executivo municipal, será feita logo em seguida. “Campo Grande não pode parar. Se for cassado, o vice já assume. Não sendo cassado, o prefeito continua tocando a administração normalmente”, afirmou o dirigente.

Pela Lei Orgânica do Município de Campo Grande, o artigo 23, IV, da Lei Orgânica do Município de Campo Grande dispõe que cabe à Câmara dar posse. A data da posse fica a critério da Câmara. Já o artigo 61, prevê que “o vice-prefeito substituirá o Prefeito no impedimento deste, sucedendo-o em caso de vaga”.

No julgamento de amanhã, segundo a disciplina do Decreto-Lei 201/67, marcado para começar ás 14 horas, haverá a leitura do relatório, que deve durar de duas a três horas. Cada um dos 29 vereadores terá 15 minutos para se manifestar, tempo que se for plenamente utilizado por todos totalizará 7 horas e 15 minutos. Além disso, como parte do direito de defesa, o prefeito Bernal terá duas horas para se manifestar. Para o presidente da Câmara, a sessão vai durar, no mínimo, nove horas para ser concluída.

Pelo rito previsto no artigo 5º do referido decreto-lei, concluída a defesa, proceder-se-á a tantas votações nominais, quantas forem as infrações articuladas na denúncia. “Considerar-se-á afastado, definitivamente, do cargo, o denunciado que for declarado pelo voto de dois terços, pelo menos, dos membros da Câmara, em curso de qualquer das infrações especificadas na denúncia”, diz o dispositivo, o que no caso da Capital representa 20 votos.

Terminado o julgamento, conforme disciplina o dispositivo, o presidente da Câmara proclamará imediatamente o resultado e fará lavrar ata que consigne a votação nominal sobre cada infração, e, se houver condenação, expedirá o “decreto legislativo de cassação do mandato de Prefeito”. Se o resultado da votação for absolutório, o presidente determinará o arquivamento do processo. Em qualquer dos casos, o presidente da Câmara comunicará à Justiça Eleitoral o resultado.

Nos siga no Google Notícias