ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Confinamento de gado deve ter crescimento de 15% este ano em MS

Paula Vitorino | 08/06/2012 14:15
Sérgio falou sobre competitividade e sustentabilidade da pecuária brasileira. (Foto: Paula Vitorino)
Sérgio falou sobre competitividade e sustentabilidade da pecuária brasileira. (Foto: Paula Vitorino)

Tendência mundial, o confinamento de gado em Mato Grosso do Sul está crescendo e é tido como solução para a necessidade do aumento da produtividade diante da crescente falta de pastagens para pecuária, apontam especialistas. Não existem números oficiais, mas a estimativa da diretoria regional da Assocon (Associação Nacional dos Confinadores) é de que cerca de 400 mil cabeças de gado sejam criadas em confinamento e que neste ano tenha um aumento de 15% na produção.

“É uma tendência, algo irreversível. De agora para frente só vai crescer a produção em confinamento. Estamos trabalhando para aumentar a atividade no Estado, mostrando todos os benefícios para os produtores e esclarecendo antigos mitos sobre a pratica”, diz a secretária da Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção e Turismo), Tereza Cristina Correa da Costa. Além de titular da pasta, ela é também pecuarista.

O tema confinamento está sendo amplamente discutido pela primeira vez no Estado durante o evento “Confinar 2012”, que acontece entre hoje e amanhã, com cerca de 600 produtores rurais, especialistas e estudantes do Brasil e de países vizinhos.

Durante o evento também foi criada a Associação dos Confinadores de Gado de Corte de Mato Grosso do Sul, que pretende facilitar a resolução de problemas da atividade e as discussões sobre o setor.

O objetivo é levar informação para os produtores e aumentar o número de gados em confinamento no Estado, já que a atividade ainda é pouca difundida na região.

Ranking-Com a previsão de crescimento estimada para este ano, a estimativa é de que MS fique em 5º lugar na produção vinda do confinamento no País.

A secretária Tereza Cristina, que é produtora rural, explica que as condições climáticas favoráveis e a grande área de pastagem do Estado contribuíram para a “acomodação” da maioria dos produtores do Estado, fazendo com que o investimento no setor de confinamento fosse mais lento que em outras regiões do país, como em Goiás, que sofre com a seca rigorosa no inverno.

Investimento - Agora, ela frisa que a maior dificuldade dos pecuaristas é o alto investimento necessário para iniciar o confinamento e, por isso, é importante proporcionar debates e oferecer informações técnicas sobre a atividade, mostrando que o retorno financeiro ao longo da produção e as diversas vantagens, entre elas a a questão ambiental, compensam.

“As vantagens que ele tem ao todo são maiores. O produtor só precisa de orientação técnica e na fazer de fazer as contas”, diz.

O diretor regional da Assocon, João Borges, ressalta o maior gasto do produtor é com a terra, então, conseguir aproveitar da melhor forma esse espaço é obter maior lucratividade.

“Você vai conseguir ter mais produtividade dentro do mesmo espaço”, explica.

Ele também frisa que apesar de ser uma atividade de risco, o confinamento é a única saída para a pecuária não ser engolida por outras atividades, como a agricultura.

O consultor de confinamento, Rodrigo Spegler, lembra que o produtor tem diversas opções para iniciar a atividade, como o confinamento estratégico, que acontece só durante o período de seca, ou buscar empresas terceirizadas.

“É uma alternativa para pequenos e médios produtores que querem iniciar a atividade, mas sem precisar de alto investimento no início”, diz.

Mercado garantido - Além da necessidade produtiva, o confinamento é necessário para atender a um tipo de público exigente, que cada vez mais cresce, de acordo com o pesquisador Sérgio de Zen.

Segundo ele, os consumidores das classes C, D e A levam em conta na hora de escolher a carne para comprar o nível de qualidade, e isso é encontrado no gado criado em confinamento.

“Essa certificação de qualidade é garantida com o confinamento. O mercado precisa desse tipo de carne para atender a esse potencial público”, diz.

Ele diz que não existem dados sobre o consumo, mas garante que falta produto para atender o mercado consumidor. “Tendo mais produção em confinamento, com certeza haverá público para consumir”, diz.

Serviço - Mais informações sobre o evento no site www.confinar.net.

Nos siga no Google Notícias