ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Em MS, 18 mil têm de pagar contribuição a sindicatos rurais até amanhã

Bruno Chaves | 21/05/2014 10:27
Diretor administrativo e financeiro da Famasul, Artur Quintela (Foto: Divulgação/Assessoria)
Diretor administrativo e financeiro da Famasul, Artur Quintela (Foto: Divulgação/Assessoria)

O prazo para o pagamento da Contribuição Sindical Rural – Pessoa Física vence amanhã (22) em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul, pelo menos 18 mil produtores devem pagar o tributo, que é obrigatório e previsto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e no artigo 149 da Constituição Federal, conforme informou a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado). A previsão de montante arrecadado não foi informada.

“Todos os produtores devem efetuar o pagamento. É por meio desse imposto que o sistema sindical rural vai defender os direitos, as reivindicações e os interesses da classe, independente do tamanho da propriedade ou do ramo da atividade, lavoura ou pecuária”, justificativa o diretor administrativo e financeiro da Famasul, Artur Quintela.

A Famasul não informou a previsão de arrecadação. A explicação dada é que a contribuição é calculada com base na informação do valor de cada propriedade, informado pelo contribuinte na declaração do ITR (Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural), cadastrada na Secretaria da Receita Federal.

As guias de pagamento foram emitidas pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e enviadas pelos correios.

“O produtor que não recebeu o boleto, ou perdeu a guia, pode retirar a segunda via do documento entrando em contato com o sindicato rural de seu município ou procurando a Famasul.

O importante é manter a pontualidade do pagamento para evitar juros, multas e questões operacionais que podem afetar os negócios”, disse Artur.

O produtor que se manter inadimplente enfrenta problemas em participar de processos licitatórios e não pode renovar a licença de funcionamento do estabelecimento agropecuário, entre outras punições.

“Ele ainda pode sofrer com ações de cobranças”, alertou o diretor da Famasul. Até a data de vencimento do tributo, o produtor com débitos pendentes pode fazer o parcelamento da dívida e procurar a regularização.

Nos siga no Google Notícias