A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

26/10/2016 12:32

Falta de bovinos prejudica abate e queda chega a 23,7% em MS

Renata Volpe Haddad
Seca contribuiu na falta de bovinos para abate, em setembro. (Foto: Renata Volpe Haddad)Seca contribuiu na falta de bovinos para abate, em setembro. (Foto: Renata Volpe Haddad)

A falta de bovinos para abate em Mato Grosso do Sul acarretou na queda de 23,7% em setembro deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado. Em relação ao volume abatido, a queda registrada é de 24,2%, segundo boletim divulgado pela Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS).

Veja Mais
Reprodução de bovinos, inseminação e nutrição é tema de simpósio hoje
JBS suspende abate de frigorífico e entra em férias coletivas a partir de hoje

Foram 199,6 mil abates de cabeças de bovinos em setembro deste ano e 51,2 mil toneladas de carne abatidas. No acumulado de janeiro a setembro deste ano o volume abatido no Estado chegou a 593,7 mil toneladas, recuo de 4% no comparativo com igual período de 2015.

Ao analisar apenas o abate de fêmeas, a queda no volume chegou a 6% no comparativo de janeiro a setembro deste ano com o mesmo período do ano passado.

A explicação para este recuo, é a falta de bois no mercado, conforme o presidente da Assocarnes (Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidoras de Carnes do Estado de Mato Grosso do Sul), João Alberto Dias. "De julho a outubro, houve uma queda de oferta de animais prontos para abate. Este ano, a entressafra foi maior do que o ano passado, se estendendo até outubro".

Dias explica ainda que ano após ano, o número de bovinos para abate diminui consideravelmente. "Houve uma diminuição de rebanho e não teve reposição de gado a altura. Outro fator que contribuiu para isso, é que pecuaristas estão migrando para agricultura, deixando de criar gado".

Porém, há expectativa de que em novembro e dezembro, a oferta de animais para abate melhore. "Esperamos que haja melhora no número de animais, por causa das festas de fim de ano, para recuperar essa entressafra".




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions