ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Inclusão de alimentos produzidos pela agricultura familiar é tema de Conferência

Renata Volpe Haddad | 30/06/2015 19:09
Conferência debate temas para inclusão e econômicas para a agricultura familiar. (Foto: Divulgação)
Conferência debate temas para inclusão e econômicas para a agricultura familiar. (Foto: Divulgação)

Com objetivo de fortalecer a inclusão de alimentos produzidos pela agricultura familiar na alimentação das pessoas, a 2º Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, acontece em Três Lagoas, distante 338 km de Campo Grande, amanhã (1), no Campus da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul).

Entre os eixos de debate, a conferência trata das leis e políticas públicas que visam fortalecer a atividade econômica da agricultura familiar se tornando lucrativa para o produtor e fonte de alimentos de qualidade para população. O evento conta ainda com apresentações culturais e almoço incluso para os participantes.

De acordo com a presidente do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional de Três Lagoas) e nutricionista da Semec (Secretaria de Educação e Cultura), Vânia Borges, o tema, aborda os conceitos de alimentação saudável e produção de alimentos. “A segurança alimentar garante o acesso ao alimento seguro, sustentável e de maneira contínua. Neste ano, abordamos a forma como esse alimento chega às casas, que é através da produção no campo”, afirma.

De acordo com Vânia, é necessário criar um elo entre a produção no campo e consumo. “O tema principal visa integrar os dois segmentos, o campo e a cidade. Para que chegue alimento no prato, só é possível quando é plantado no campo”, comenta.

Desde 2009, o município aderiu às leis de inclusão da agricultura familiar na alimentação escolar. “O município intensificou essa inclusão e hoje, 50% do repasse do Governo Federal para alimentação escolar é destinado para o fomento da agricultura familiar, muito acima do percentual exigido por lei”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias