ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Produção de eucalipto em MS aumentou 475% em 2013

Caroline Maldonado | 20/08/2014 09:05
Eucalipto é duas vezes mais rentável do que a pecuária, segundo especialista (Foto: Arquivo)
Eucalipto é duas vezes mais rentável do que a pecuária, segundo especialista (Foto: Arquivo)

O cultivo de eucalipto em Mato Grosso do Sul aumentou 475% em 2013, chegando a 690 mil hectares de árvores plantadas. O aumento é relativo ao ano de 2006, quando o Estado cultivou 120 mil hectares, segundo relatório da Reflore (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas).

Com alta demanda no mercado, o cultivo de eucalipto é realizado em pequenas e médias propriedades. Segundo a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), o cultivo de eucalipto é alternativa para o que os produtores chamam de ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta).

Um fator de destaque que contribui para o aumento do plantio de eucalipto no Estado é a viabilidade da madeira, na avaliação do instrutor do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul), Ramiro Juliano da Silva. “O eucalipto é duas vezes mais rentável do que a pecuária, por exemplo, e o produtor pode recorrer a programas de incentivo à atividade, o que o deixa mais próximo do comércio com empresas florestais, presentes em peso no Estado”, afirma.

Cultivo – De acordo com o instrutor do Senar, para iniciar o plantio de eucalipto o investimento é de aproximadamente R$ 5 mil por hectare. A primeira extração de madeira pode ser feita entre o quinto e sétimo ano e cobre as despesas do valor desembolsado. “A partir da próxima retirada, que acontece no 15º ano, o lucro gira em torno de R$ 2,5 mil por hectare”, explica Silva, ao recomendar que o produtor interessado em investir na atividade faça um estudo de mercado para determinar qual será o destino da produção.

Eucalipto é alternativa para integração lavoura, pecuária e floresta (Foto: Arquivo)
Eucalipto é alternativa para integração lavoura, pecuária e floresta (Foto: Arquivo)

Os municípios de Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo e Água Clara foram pioneiros no cultivo de eucalipto em Mato Grosso do Sul. Em meados de 1914, foi instalada a Ferrovia Noroeste, que ligava Bauru/SP) a Corumbá/MS. A necessidade de abastecimento da locomotiva com madeira estimulou o plantio.

Palestra - O cultivo do produto como diversificação na propriedade rural será um do temas discutidos na Feira do Empreendedor 2014, no Centro de Convenções Albano Franco em Campo Grande. A palestra “Cultivo de Eucalipto como Diversificação” acontece no sábado (23), às 20h45, na sala de Palestras 01, no Espaço Agronegócios.

A 6ª edição da Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul) em parceria com a Famasul, a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul), Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), entre outras entidades. A Feira se estende de 21 a 24 de agosto, das 14 às 22 horas. O pré-credenciamento pode ser feito no site www.feiradoempreendedorms.com.br, no qual está disponível a programação completa. A participação em todas as atividades é gratuita. Outra informações pelo telefone 0800 570 0800.

Nos siga no Google Notícias