ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Renegociação de dívida não resolve problema, diz Famasul

Redação | 27/05/2008 18:17

O vice-presidente da Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul), Eduardo Ridel, disse em entrevista ao Campo Grande News que a assinatura da Medida Provisória para a renegociação das dívidas agrícolas põe fim as discussões, mas que isso não vem a resolver o problema dos produtores.

Ele destaca que existem dificuldades operacionais que interferem na tomada de recursos, mas que olhando por outro lado cria mecanismos para manter os produtores na atividade. Eduardo ressalta que a dívida agrícola em Mato Grosso do Sul é de R$ 3,7 bilhões.

Nesta tarde, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Medida Provisória que estabelece renegociação da dívida rural, que equivale a R$ 75 bilhões de dívidas de agricultores. Do total em débitos, 85,7% serão negociados. Agora a MP segue para votação no Congresso Nacional. A medida deve atender 2,8 milhões de contratos e as parcelas serão estendidas por mais um ano, além do prazo já acordado.

O governo pretende, com a MP, facilitar a liquidação das dívidas contraídas pelos produtores rurais nas décadas de 1980 e 1990, que já foram renegociadas várias vezes, mas ainda têm vários mutuários inadimplentes.

Nos siga no Google Notícias