ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Zoneamento agrícola orienta plantio de algodão, melancia e milheto em MS

Nicholas Vasconcelos | 05/09/2012 17:49

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) publicou nesta terça-feira (4) no DOU (Diário Oficial da União) o zoneamento agrícola para o plantio de algodão, melancia e milheto em Mato Gross do Sul para o ano-safra 2012/13.

O estudo aponta que Mato Grosso do Sul tem temperaturas idéias para o algodoeiro, que devem ser superiores a 20°C, com índice de chuva de 700 mm a 1300 mm. Tanto a chuva em excesso quanto a falta dela prejudicam o cultivo em determinadas fase da planta. Além de MS, o levantamento aponta que outros 10 Estados são propícios para o algodão herbáceo.

De acordo com o Ministério, o plantio da melancia tem condições mais favoráveis em Mato Grosso do Sul e na Bahia por conta dos elementos climáticos de maior relevância. São considerados a temperatura, umidade relativa do ar, índice de chuva, pluviosidade e a incidência de luz. Em MS, o clima ameno a quente, com dias longos e baixa umidade relativa do ar favorecem o desenvolvimento da cultura e a qualidade dos frutos.

MS também foi considerado apto para o milheto, junto com outros 13 Estados. Utilizada como planta forrageira, a cultura adapta-se aos vários tipos de solos, com ótima produtividade em solos de média a boa fertilidade e sem umidade em excesso.

Nos siga no Google Notícias