A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

03/09/2013 08:51

Aplicativos ajudam polícia a encontrar celulares e notebooks furtados

Bruno Chaves
Além da diversão e de utilidades, aplicativos dão mais segurança para o aparelho (Foto: Bruno Chaves)Além da diversão e de utilidades, aplicativos dão mais segurança para o aparelho (Foto: Bruno Chaves)

Vivemos na era da internet, da informação e da tecnologia, características que fazem os aparelhos de celulares e notebooks ficarem mais modernos a cada mês. Além dos avanços nos aparelhos, os aplicativos e programas, que são instalados neles também melhoraram. Hoje em dia, além da diversão e de utilidades, eles dão mais segurança para o bem adquirido.

Veja Mais
Pelo rastreador, Polícia recupera notebook furtado e identifica assaltante
Após 36 horas, maratona tecnológica escolhe os projetos vencedores

De acordo com o investigador da Polícia Civil, especialista em segurança da informação, Michel Weiler Neves, alguns dos aparelhos já possuem o “rastreador antifurto”. São programas ou aplicativos que enviam sinais de onde o aparelho está. Dessa forma, se o dono for roubado ou furtado, ele poderá saber onde o aparelho se encontra.

“No caso dos celulares, alguns aparelhos já vem com o aplicativo. Eles precisam, apenas, serem ativados para que comecem a utilizar sinais do GPS (Sistema de Posicionamento Global). Outros aparelhos não possuem. Mas diversas empresas utilizam a base de dados das antenas do celular para calcularem o sinal e da posição desses aparelhos”, conta.

Na última segunda-feira (30), por causa desses rastreadores em aparelhos, a Polícia Civil de Campo Grande conseguiu recuperar um notebook que havia sido furtado de uma residência no Jardim Paulista.

O eletrônico foi localizado na Vila Almeida depois que a vítima abordou uma equipe da Rotam e informou que havia instalado um rastreador no notebook, que indicava que o aparelho estava na Rua Presidente Rodrigues Alvez.

De acordo com Michel, os rastreadores que podem ser baixados e instalados gratuitamente em celulares, notebooks e até em computadores de mesa, emitem relatórios pela web. “Por isso, é interessante que a pessoa conheça a ferramenta que está utilizando”, afirma.

Quando a dono instala um programa rastreador, ele cria um usuário e uma senha que devem ser memorizados, já que, quando precisar saber da localização do eletrônico, deverá se conectar com seus dados.

“Não é só chegar e avisar que tem rastreador instalado. É interessante conheça a ferramenta, saiba acessar, use senha que cadastrou, acesse o sistema, veja os dados e avise a polícia”, explica como proceder em caso de roubo ou furto.

Existem vários programas que ajudam na localização. Michel indica o Prey e o Agentto, esse último desenvolvido no Brasil. Os dois são gratuitos e funcionam muito bem. “Tem várias ferramentas no mercado, mas eu indico o Agentto, que tem para celular, notebook e computador. Ele funciona em rede de gerenciamento de geolocalização. Você pode relacionar até 12 pessoas em um grupo de segurança e qualquer problema que aconteça, ele avisa para todas as pessoas”, explana.

Antes de instalar o programa ou aplicativo, é necessário saber e entender como ele funciona. Quem tiver interesse e quiser se sentir mais “seguro” com a aquisição do eletrônico, pode ler mais sobre o Agenttohttps://agentto.com/Agentto.aspx.

De acordo com Michel, ele foi desenvolvido no Brasil com participação de recursos federais. “Logo é importante incentivas a produção de nosso País”, analisa o investigador.

Pelo rastreador, Polícia recupera notebook furtado e identifica assaltante
A Polícia recuperou na noite dessa segunda-feira (26), um notebook que havia sido furtado de uma residência, no último dia 13, no Jardim Paulista. O ...
WhatsApp deixará de funcionar em alguns modelos de smartphone
O aplicativo WhatsApp anunciou hoje (3) que irá parar de funcionar em alguns modelos de celulares a partir do dia 31 de dezembro deste ano. Os modelo...



Olá Luiz
Realmente nao precisa formatar o windows por causa da senha. Mas, acredito que quem rouba um eletrônico a primeira coisa q vai fazer é liga-lo para ver o que tem de arquivo. E até quebrar a senha demora um pouco, caso a pessoa não saiba como fazer. Então é melhor deixar sem senha para o ladrão navegar a vontade na internet, enquanto isso vc rastreia o aparelho.
 
Joao Andrade em 04/09/2013 10:32:04
Gostei!!! E João Andrade, obrigado pela dica!
 
Eneida Cristina em 03/09/2013 13:47:17
joao andrade para quebrar senha de notebook ou qualquer outro equipamento com senha não precisa formatar pra isso..... e super facil quebrar a senha e so procurar um tecnico em informatica......eu so tecnico e faço isso direto pois pego maquina com senha e pra nao ligar pra pedir senha eu quebro ela......
 
luiz carlos em 03/09/2013 12:04:07
Só faltou informar que os programas citados na reportagem só funcionam quando o PC ou notebook acessa a internet. Ou seja, caso o notebook tenha senha na inicialização do windows será necessário formatar e instalar novamente o windows e com isso o programa perde sua utilidade. Então, não coloque senha de inicialização do windows. Fica a dica!
 
Joao Andrade em 03/09/2013 11:24:07
O Prey TB tem as Mesma Funções do Agentto.E Tb Tem Suporte no Brasil.
E Funciona Em MAc,Linux,Windows,Android IOS.
 
Fábio Souza em 03/09/2013 10:14:11
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions