ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Educação e Tecnologia

Para não ficar sem teclar; 10 alternativas que prometem substituir o WhatsApp

Michel Faustino | 02/05/2016 14:20
WhatsApp ficará bloqueado por 72h por determinação da Justiça. (Foto: Simão Nogueira)
WhatsApp ficará bloqueado por 72h por determinação da Justiça. (Foto: Simão Nogueira)

O anúncio do bloqueio do Whatsapp por 72 horas no Brasil por ordem da Justiça a partir desta segunda-feira (02) desagradou muita gente. Porém, os aficionados na arte da conversa via mensagens instantâneas não precisam se preocupar. O Campo Grande News resolveu te dar uma mãozinha e em consulta aos maiores portais de tecnologia do Brasil e do mundo listou 10 aplicativos que prometem substituir a altura o app mais utilizado no País.

O aplicativo Telegram é a primeira opção da lista e tem sido 'a mão na roda' na hora do aperto. A funções são semelhantes e próprio layout é parecido. o Telegram localiza automaticamente todos os seus contatos que têm a ferramenta instalada e permite o envio mensagens e mídias de maneira ilimitada.

O Telegram, além do celular, também pode ser usado em computadores e tablets, e sincroniza em todos os dispositivos, permitindo que os dados sejam acessados de qualquer lugar. O aplicativo também permite criar um supergrupo de até mil pessoas

Outro recurso interessante do aplicativo é o recurso de chats secretos, que permite apagar todas as mensagens e mídias trocadas entre dois dispositivos, sem deixar rastros. A ferramenta também garante que a mensagem só seja lida pelo destinatário.

Aprenda a usar

Para baixar o Telegram, basta acessar a loja de aplicativos do seu aparelho. O usuário deverá informar o número de telefone e digitar um código, enviado pelo Telegram via SMS, para começar a usá-lo. Em seguida, basta colocar o nome, sobrenome e, se quiser, uma foto para começar a trocar mensagens. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android, Iphone e Windows Phone.

Facebook Messenger (site:https://www.messenger.com)

Embora ligado diretamente à rede social, o Messenger pode ser usado como um app à parte. Funciona como bate-papo para mensagens de texto, voz e emoticons. O Facebook, no entanto, não deseja fazer do Messenger um substituto do WhatsApp – a ideia é que seja antes de tudo plataforma de relacionamento. Prova disso são os esforços da rede social para transformar o bate-papo em um serviço de transação (compra e venda de produtos, relacionamento entre clientes e empresas etc). Vale lembrar ainda que o Facebook comprou o WhatsApp em 2014 por US$ 22 bilhões.

KaKao Talk (site:http://www.kakao.com/talk)


O KaKao Talk permite mensagem de texto e voz, chamadas telefônicas e em vídeo, envio de fotos e compartilhamento de eventos. Também dá para sincronizar o aplicativo no telefone e no computador, com versões para Windows, MAC OS X 10.7.
Além disso, o Kakao permite enviar documentos, vídeos, imagens, áudio ou arquivos compactados no computador (até 100 MB por arquivo) e depois visualizá-los tanto em um computador quanto no telefone.

Kik Messenger (site: http://www.kik.com/)


O app permite a troca de mensagens de texto, voz e imagens. Ele usa o nome do usuário para gristro, e não o número do telefone. Mas o Kik faz uma ressalva: não existe "apenas para que as pessoas conversem entre si".

"Nossas ferramentas de marketing permitem que as marcas conversem e compartilhem conteúdo interessante com os usuários e acompanhem os resultados", destaca o texto de apresentação do Kik. "Nossas ferramentas de desenvolvimento ajudam programadores a otimizar e distribuir seu conteúdo no Kik."

Line (site: http://line.me/pt-BR/)


Além de troca de mensagens, o Line permite chamadas de voz e vídeo e compartilhamento de fotos e mensagens de vídeo e de voz. O app está disponível para iPhone, Android, Windows Phone, BlackBerry (chamadas de voz) e PC (Windows eMac OS).

Nas mensagens de texto, o Line informa que oferece mais de 10 mil stickers (pequenas imagens animadas) e emojis.


Skype (site: www.skype/pt-br)

O forte do Skype são conversas em vídeo, mas serve para trocar mensagens de texto também. Pertencente à Microsoft, o Skype pode ser usado no telefone, no computador ou em uma TV com o programa instalado.

Dentre os recursos que oferece, e que não estão disponíveis no WhatsApp, está a tradução simultâneas do português para outros seis idiomas e a possibilidade de se fazer videoconferência.

Viber (site: www.viber.com/pt/)

O Viber serve tanto para mensagens de texto quanto para ligações telefônicas para outros usuários do aplicativo. É via internet, ou seja: funciona pelo WiFi ou 3G e 4G (e, neste caso, o usuuário está sujeito à cobrança da operadora).
"Ah, mas e se eu, que tenho Viber, quiser ligar para alguém que não tem o aplicativo?". Dá para fazer isso usando Viber Out, mas precisa comprar créditos. Além de Android, iPhone, BlackBerry, Windows Phone, Nokia e Bada, o Viber está disponível para Mac, Windows e Linux. O Viber gosta ainda de lembrar que não contém propagandas.

WeChat (site: www.wechat.com/pt/)


Serve para trocar mensagens de texto e imagens e faz chamadas de voz e vídeo. Além disso, oferece jogos e acessos a outros serviços. Na China, por exemplo, é possível pedir táxi, comida e transferência de dinheiro.

ZapZap (site: http://www.zapzapbr.mobi/)


Faz tudo que o WhatsApp faz e com um diferencial: permite enviar e receber qualquer tipo de arquivo (de Office e PDFs a áudio e vídeo) e tamanho grande (até 1,5 GB). Com o slogan "brasileiros falando com brasileiros", o ZapZap oferece grupos temáticos e a possibilidade de conversar com pessoas próximas (a localização ocorre por GPS).

Também dá para publicar no mural de outros usuários. O ZapZap tem versão para smartphone e tablet Android e a versão web para computador.

Nos siga no Google Notícias