A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

27/07/2011 15:59

Contra trânsito caótico, blitze móveis começam amanhã na Capital

Fabiano Arruda e Ana Paula Carvalho
 
Diretor do Detran explica dinâmica das fiscalizações. Para ele, falta educação no trânsito. (Foto: João Garrigó)Diretor do Detran explica dinâmica das fiscalizações. Para ele, falta educação no trânsito. (Foto: João Garrigó)

Para identificar veículos e motoristas irregulares e minimizar o caos que vive o trânsito de Campo Grande, o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) anunciou nesta quarta-feira a realização de blitze móveis a partir de amanhã em vias estratégicas e rápidas.

A mecânica da fiscalização, que vai se estender até o final do ano, funcionará da seguinte forma: numa das faixas da rua ou avenida, que tiver a blitz, haverá um carro do Detran com equipamento capaz de fotografar e identificar as irregularidades.

A partir do momento em que o veículo "cair" nesta faixa, específica para a blitz, a velocidade permitida será de 30 quilômetros por hora. Em fração de segundos, o carro do departamento apontará um laudo.

Na quadra seguinte do fluxo estarão agentes de trânsito que serão comunicados se o motorista possui pendências ou não após passar pela blitz móvel.

A partir da identificação da infração, o procedimento funciona da mesma maneira que uma blitz comum. Em casos de licenciamento vencido, por exemplo, o autuado terá de se dirigir a uma unidade do Detran para quitar os débitos. Caso haja necessidade o carro será guinchado ao pátio do órgão.

Segundo o diretor presidente do Detran, Carlos Henrique Santos Pereira, a dinâmica não vai atrapalhar o trânsito.

Nos primeiros 15 dias de fiscalização, serão duas blitze por dia, uma de manhã e outra à tarde, com dois carros de atuação. Depois a expectativa é que serão quatro diárias e, caso necessário, informa Pereira, será incorporado mais um veículo para o trabalho.

Mal educados - Para o diretor do órgão, o maior problema no trânsito campo-grandense é a falta de educação dos condutores e o respeito à harmonia das vias. “Um pedestre não consegue atravessar a Afonso Pena fora da faixa de pedestre. O motorista não respeita”, ilustra.

Blitze móveis serão realizadas duas vezes por dia nos primeiros 15 dias.Blitze móveis serão realizadas duas vezes por dia nos primeiros 15 dias.

Outro exemplo apontado por Pereira está em números: ele conta que, entre 1º a 18 de julho, assinou 1.823 portarias de infrações de trânsito. Desse número pelo menos 20% resulta em cassação ou suspensão de dirigir, complementa.

O chefe do departamento em Mato Grosso do Sul ainda prevê que cerca de 400 CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) serão cassadas até o final deste ano contra 200 cassadas no ano passado e 100 em 2009.

Auto-escolas sem culpa - Ele também considera que a culpa não está na formação oferecida pelas auto-escolas. Como exemplo, cita que jovens entre 18 e 19 anos, que têm a carteira provisória, envolvem-se em apenas 7% dos acidentes, número que geralmente aumenta após conquistarem a habitação definitiva.

“Eles saem da auto-escola bem formados. As auto-escolas são capacitadas e as provas práticas não são fáceis”, diz Carlos Henrique Santos Pereira.

 

Inspeções - Outra consequência das fiscalizações móveis será a inspeções veiculares. A intenção é retirar das vias os carros que não tiverem condição de trafegar.

 

Conforme o diretor do Detran, o motorista que tiver constatada má condição em seu veículo terá a oportunidade de se dirigir ao órgão para regularização. Caso a situação seja novamente reprovada, o veículo será proibido de trafegar.




Eu estou de acordo com o detran afinal se eu você e os outros motoristas estivermos sertos não a porque ser multados. Gente mesmo com tantas multas eu tenho visto cada barbaridade no trânsito de nossa querida capital e se e pelo bolso que se aprende multa neles .
 
geraldo pereira dos santos filho em 04/08/2011 03:46:47
O PROBLEMA É QUE OS MOTORISTAS SÃO IRRESPONSÁVEIS, MAL-EDUCADOS, NEGLIGENTES E PENSAM SER PILOTOS DE CORRIDA. CAMPO GRANDE NÃO MERECE ISSO.
 
Lincoln Cortez em 28/07/2011 10:08:05
sera que essas medidas é mesmo pra prevenção ou é mais para arrecadação????????aqui em Campo Grande tem muita falta de respeito no trânsito também muito boyzinho com carrão de luxo achando que pode tudo mas pra quem é bão de grana eu acho que não existe lei.
 
jose roberto em 28/07/2011 09:43:45
Trânsito caótico? Compadres, vocês conseguem perceber que para ''BLITZ'' o Governador compra EQUIPAMENTO DE PONTA, DE ÚLTIMA GERAÇÃO?
Enquanto a Santa Casa não consegue fazer um exame simples em um paciente, por que seus equipamentos são da década de 50, as escolas Espalhadas pelos bairros estão com o teto desabando, em ruas sem asfalto, inventam que a geração de emprego e renda, cria números exorbitantes de postos de trabalho, diariamente aqui nesta Capital, como isto é possível? Todas industrias e mega empresas que tentam se instalar aqui, desistem, visto que não há o menor interesse, e isto gera pobreza, falta de dinheiro, como um desempregado pode onerar os impostos abusivos de seu veículo, se mal consegue colocar combustível nele? Se faz tanta Blitz para arrecadar para os cofres públicos e ser revertido para benefício do trânsito, mais cadê? aos nossos olhos as coisas só pioram, e ainda existem pessoas que não raciocinam a fundo e elegiam estes eventos, pense nisto na hora de ir para as urnas!
 
Marco Antonio Feliciano Neto em 28/07/2011 09:36:16
LOUVÁVEL, A ATITUDE DO DETRAN MS, É ASSIM QUE SE ADMINISTRA, TRABALHANDO, VÃO EM FRENTE, NÃO DEEM OUVIDOS A NINGUÉM, CONTINUEM, TIRANDO DE CIRCULAÇÃO OS BARULHENTOS, OS IRREGULARES, POIS SÃO ELES OS QUE MAIS, GERAM PROBLEMAS DE TRÂNSITOS, É UMA VERGONHA VER CERTOS TIPOS DE VEÍCULOS, CIRCULANDO EM CAMPO GRANDE, ENFIM MATO GROSSO DO SUL E BRASIL, GERANDO POLUIÇÃO AMBIENTAL, TRANSTORNANDO O TRÂNSITO, GERANDO CALAMIDADES, COM ESCAPAMENTOS FORA DE NORMAS, SEM SINALIZAÇÃO, SEM DOCUMENTOS, COLOCANDO EM RISCO DO ESTADO, TER QUE INDENIZAR MUITAS VÍTIMAS, POR SE O ESTADO, E MUNICÍPIO, CONIVENTE A ESSAS IRREGULARIDADES, É PRECISO QUE ATITUDE DESTA, SEJA NO COTIDIANO, PARABÉM, FAZENDO ISSO A SOCIEDADE, VERÁ O DETRAN TRABALHAR, E CONFIARÁ MAIS NO ÓRGÃO, E O GOVERNADOR, TERÁ OS PRÉSTIMOS DA POPULAÇÃO.
 
PEDRO BRAGA em 28/07/2011 09:23:54
Os órgãos de trânsito poderiam usar o dinheiro arrecado das multas de trânsito para arrumarem a Av. GUAICURUS né!!! Há mais de 10 anos que moro nas proximidades e o problema NUNCA MUDA!!!
 
Willian de S. Rocha em 28/07/2011 09:19:48
Ja que estamos falando de trânsito,Ruas e avenidas vamos la..Alguém ja reparou o quanto essas tampas de bueiros são fundas ??? umas devem ter uns 3 a 4cm de desnivelamento,tem que dar um jeito nisso ai e nos quebra-molas sem pinturas clamufados nas ruas...
 
Marcelo Ribeiro Madureira da Costa em 28/07/2011 08:41:43
O diretor do DETRAN solicitando que os "....impede que os pedestres atravessem FORA DA FAIXA na Av Afonso Pena..." ????????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!??????
Gente, falta educação e muita mesmo....DE TODOS...fiscalizados e fiscalizadores.
 
Gisele Maia em 28/07/2011 08:40:50
Perfeita essa atitude das blitzes...Como sugestão, no novo trecho da Av. Ernesto Geisel após a Mascarenhas de Moraes sentido Centro-Bairro Nova Lima sería extremamente importante uma fiscalização nesse trecho. Faço minhas caminhadas alí, e é comum ver todos os dias carros péssimamente conservados, com paralamas pendurados e em altas velocidades como se alí fosse pista de corrida....terra de ninguém. Blitz por alí sempre, tenho certeza que vai tirar muito carro irregular de circulação e contribuir por um trânsito melhor em Campo Grande........Vale lembra...o excesso de velocidade naquela via é uma constante com veículos mal conservados e os bem conservados também....
 
MILTON MIL em 28/07/2011 08:23:36
O Detran deveria e primeiro cassar as CNHs e iniciar uma fiscalização de conscientização, pois o patio do Detran existe milhares de carros e motos.
 
Leandro Parreira em 28/07/2011 07:57:49
Algumas atitudes por parte de órgãos públicos me deixam um tanto "pé atrás", pois essas blitz, me parece muito mais uma estratégia de aumentar a arrecadação, do que uma tentativa de melhorar o trânsito que tanto nos aborrece...
 
Mauricio Ribeiro em 28/07/2011 07:13:16
O Detran deveria fazer era uma fiscalização dos projetistas e arquitetos, ou sei lá quem compete de criar Avenidas e Ruas, inclusive relativo a sinalização, citando um exemplo quando abre o sinal da via morena sentido costa e silva, vindo os veículos da rotatória da manoel da costa lima, é um furdúncio. Isso tem cheiro é mesmo de arrecadação mesmo!!
Sempre inventam algo com uma ideia, mas na prática é aumentar a arrecadação!!
 
Douglas Barbosa de Oliveira em 28/07/2011 06:09:08
Será que é possível desta vez, usar o dinheiro arrecadado com as multas em favor do benefício do condutor, como sinalização e asfalto de primeira linha, ao invés de usar o asfalto "descartável" que se vê nas ruas da cidade que estão cheias de horríveis remendos intermináveis. Não que a arrecadação fosse usada para outro fim, mas reluto em acreditar que tantas multas quantas são aplicadas estejam sendo repassadas satisfatoriamente para o transito campograndense. "Campo Grande de ruas largas" que não cabe um ônibus em suas faixas... hilário
 
Roberto Gomes em 28/07/2011 01:06:16
Ate agora eu só vi punição por parte do DETRAN,ao meu ponto de vista, punição não resolve problemas como falta de sinalização adequada, visão de placas obstruidas por galhos e o que na minha opnião é a principal causa de pressa no transito, sinaleiros, gente q q é isso? Você sai de um sinal e o outro ta fechando? Vc tem que sair correndo pra poder passar, agora "Sr. presidente do DETRAN” me diga uma coisa, como dar preferencia para o pedestre sendo que o Sr não da preferencia para nós?
 
Antonio Rodrigues em 27/07/2011 11:31:48
Ué? Pedestre atravessar fora da faixa?
 
Endrigo Zotelli em 27/07/2011 11:22:46
Precisa que se faça blitz tambem nos bairros. Moro na vila Monte Carlo na Rua Piquiri, em frente ao Call Center da OI. Depois que foi fechado a central da Rua Rui Barbosa, fi
cou muito dificil para quem mora nesssas imediações. Algumas pessoas estacionam
seus veículos em frente às garagens ficando o dia todo estacionado. Como aconteceu
com o meu vizinho, ficou trancado o dia todo e não pode sair. A Rua é muito estreita e es-
tacionam dos dois lados, tornando impossível sair da garagem. Pedimos com educação
para que não estacionam. Mas o que ouvimos é ofença e falta de respeito. Por favor to-
mem alguma providência. Desde já agadeço.
 
Arlindo Giroldo em 27/07/2011 11:13:30
Nessa guerra contra os maus motoristas, devemos parabenizar a ação do Detran, timoneada pelo seu Diretor, o Sr. Carlos Henrique. É claro que não vai resolver nem solucionar o caos estabelecido em nossas vias e ruas, não em definitivo, mas quando retirarmos de circulação veículos e motoristas em condições irregulares (e que realmente sofram as sanções e penas legalmente estabelecidas), será um importante passo na humanização do trânsito de nossa capital.
 
Fernando Andrighetti em 27/07/2011 09:08:37
Sr. Diretor, primeiramente, faz-se necessário a retirada da permissão de fazer a conversão à esq. de quem vem da Rui Barbosa para Afonso Pena e vice-versa. De quem vira da Af. Pena para a 13 de maio e vice-versa, Da 14 de julho c/ Af. Pena e vice-versa. Da Calógeras, quem vai virar à esq. para a Afonso Pena.
Esse quadrilátero deve sofrer mudanças urgentes para que tenhamos um fluxo melhor, nos horários de pico, na área central.
Do que adiantam as multas, pois na semana passada fui atropelado por um "motoqueiro" sem CNH e com CRLV vencido. Impressionante a falta de fiscalização!!!
 
Luciano S.Campo Grande em 27/07/2011 08:11:23
Essa atitude do detran, apesar de necessaria, nao tem nada com relaçao ao caos no transito. O que precisa ser feito alem de conscientizaçao dos motoristas é a sinalizaçao adequada de cada via, como faixa de rolamento pintada, faixa de pedestre pintada, sinalizaçao vertical, a poda das arvores de obstruem a visualizaçao dos sinais, agentes de transito nos cuzamentos de maior indice de sinistros, a volta do ''olho vivo'' nos semaforos e uma campanha educativa massante durante um bom tempo,até o bom habito ser criado nas ruas. Faça isso e eu duvido q nao resolva o problema! E olha que nem sou formado em transito!!! Qualquer um sabe o que tem que ser feito, menos o diretor do detran!
 
Mario Jr em 27/07/2011 06:10:23
GRANDE ATITUDE, ESTIMADO DIRETOR DO DETRAN. ESCOLHA RUAS QUE REALMENTE NECESITAM POR ORDEM E TIRAR DE CIRCULAÇÃO MOTORISTAS QUE NEM TEM CONDIÇÕES DE DIRIGIR E SEUS CARROS MALUCOS. SUGESTAO: PROLONGAMENTO DA AV TRES BARRAS, SENTIDO CENTRO - RADIO CLUBE; AVE PRINCIPAL DE ACESSO AO BAIRRO PIONEIRA; AV MANOEL DA COSTA LIMA; RUA MARQUES DE LAVRADIO ( ESSA ENTAO SE VCS VIEREM AS 7HS DA MANHA, FICARAO ABISMADOS COM O QUE IRAO VER.
 
LUCIANO MARQUES em 27/07/2011 05:50:08
O caos no trânsito de Campo Grande é resumido em : falta de educação, principalmente. Um querendo ser mais e melhor que o outro, esquecendo que se deve respeitar em 1º lugar o espaço.
 
Lucia Castro em 27/07/2011 05:43:59
Instalar blitzes em vias rápidas (que não existem nessa cidade) com a desculpa de 'acabar com o caos' é um belo disfarce pra dar uma aumentada nas contas do Detran.
A Júlio de castilho, por exemplo, é uma via caótica, porém é culpa da própria engenharia do nosso trânsito, que permite estacionamentos ali, impedimento que tornou a Zahran muito mais rápida.

Já a Duque de Caxias, que poderia se tornar uma via rápida, tem limite de velocidade atual de 40kmh, acho que o normal, fora das obras, é 60kmh.

Outras vias como a Via Parque, que cruza verdadeiros vazios urbanos, que poderiam se tornar vias de acesso, são lotadas de radares, passou acima de 50kmh, é multa!

O caos se instala no centro, não porque tem carro irregular, que diferença um licenciamento atrasado faz no trânsito? O que torna o nosso trânsito caótico é essa onda verde que não funciona, falta de vias para ônibus, falta de controle em horários de pico, etc. Documentação em nada interfere no trânsito, é uma questão de contas a pagar.
 
Eder Lima em 27/07/2011 05:25:00
Campo Grande é a única cidade que conheço onde não há tempo exclusivo para os pedestres atravessarem a rua. Aqui na Capital o sinal abre para os veículos e para os pedestres ao mesmo tempo (ex: Av. Afonso Pena e a Rui Barbosa, no Centro).
Não basta reclamar da educação dos motoristas (ou falta dela) e se esquecerem de cobrar, também, a SMT pra organizar melhor o fluxo de veículos e pedestres na Capital.
Se é pra cobrar, cobrem de todos!
 
Reider Benevides em 27/07/2011 05:16:06
blitz para retirar veiculos irregulares do transito tudo bem, o negocio e que todos sabem que isso nao vai resolver o transito caotico de campo grande, pois os veiculos irregulares não são a causa principal do problema. A solução esta na educação, na etica e no senso do ser humano, formar cidadaos conscientes, isso sim.
Pegar veiculos irregulares e apenas uma desculpa da agetran e do detran para encher os cofres publicos e os patios de apreensões. E os veiculos regulares, geralmente carroes, dirigidos por filhinhos de papai que ficam provocando acidentes ? estes não vão ser recolhidos?
 
dionizio vilalba em 27/07/2011 05:12:01
Eu tenho 18 anos, ja vai fazer cerca de 3 meses q eu tenho CNH, agente se envolve menos em acidentes pq pelo fato de estar na provisoria, qualquer infração grave resulta perda da CNH (furar um pare por exemplo), e quem de nos jovens vai querer isso???? principalmente eu que era acustumado a pega busao!! hehehe
 
José Luis em 27/07/2011 05:00:17
Se o veículo flagrado pela blitz estiver irregular, será apreendido, mas posteriormente voltará às ruas, assim que for regularizado. Dessa forma, cai por terra o discurso do dirigente do Detran, de que as blitzes irão reduzir o "caos" no trânsito.
 
Edir Viégas em 27/07/2011 04:41:00
Sr. Diretor, até mesmo na faixa de pedestre a travessia da Avenida Afonso Pena é uma lástima. Convido aos responsaveis pelo transito da nossa cidade, a tentarem fazer a travessia em frente ao Paço Municipal, entre as 17:00 e 19:00, é uma verdadeira odisséia.
 
joel carlos em 27/07/2011 04:35:10
"Contra trânsito caótico"??? Será???
 
Laura em 27/07/2011 04:24:38
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions