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Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

17/12/2013 19:46

Apresentado oficialmente o BMW 320i ActiveFlex e o elétrico i3

Montadora lança o primeiro veículo do seguimento de luxo com tecnologia flex do mundo

Texto e fotos: Márcio Martins
Foto Márcio MartinsFoto Márcio Martins

A BMW aproveitou o evento da pedra fundamental da fábrica no Brasil e fez o lançamento oficial do novo BMW 320i ActiveFlex que foi mostrado à imprensa e aos convidados presentes. O modelo é o primeiro veículo premium turbo flex do mundo, que já está disponível nas concessionárias da marca, desde novembro.

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O motor que equipa o veículo, combina as tecnologias BMW TwinPower e BMW ActiveFlex, com turbo compressor e injeção direta de combustível, projetado para o uso flexível de etanol e gasolina, especialmente desenvolvido para o mercado brasileiro.

Foto Márcio MartinsFoto Márcio Martins

“Esse ano a tecnologia flex completa 10 anos no Brasil, o que faz de nosso país o líder no uso de biocombustível no setor automotivo há muitos anos, sendo a segunda nação do mundo na produção de etanol e o maior fabricante de veículos com tecnologia flex, que hoje representam 98% do mercado nacional. Com a introdução do BMW 320i ActiveFlex, o consumidor brasileiro tem o primeiro modelo no segmento de luxo que permite aproveitar as vantagens econômicas e sustentáveis do etanol”, comenta Arturo Piñeiro, presidente e CEO do BMW Group Brasil.

Na parte mecânica o novo 320i ActiveFlex vem equipado com o propulsor de quatro cilindros, 2.0 que entrega 184 cv de potência entre 5.000 e 6.250 rpm, com 27,53 kgfm de torque com qualquer combustível. Engenheiros da marca mencionaram melhora de 38% no consumo geral, mas não deram muitos detalhes de consumo.

O modelo também é equipado com a transmissão automática de oito velocidades e tração traseira, que o leva da imobilidade aos 100 km/h em 7,3 segundos e a máxima de 235 km/h – o mesmo desempenho do modelo a gasolina.

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BMW i3

Outro carro apresentado durante o evento foi o BMW i3 mostrado pela primeira vez em setembro, no Salão de Frankfurt. Conhecido anteriormente como o Megacity Vehicle – seria o primeiro automóvel para áreas urbanas com propulsão exclusivamente elétrica a ser produzido em série pelo BMW Group.
Agora o projeto se tornou realidade e já é comercializado em alguns países do mundo. Sua comercialização esta prevista para o segundo semestre de 2014, porém a marca informa que não tem planos de produzi-lo em terras brasileiras.

Foto DivulgaçãoFoto Divulgação

Chamou a atenção o fato de que o carro foi desenvolvido desde o início para ser um veículo elétrico, isso faz toda diferença. O BMW i3 possui uma arquitetura LifeDrive, constituída por duas unidades funcionais separadas. O módulo Life superior consiste em uma célula de passageiros de alta resistência e extremamente leve, feita de plástico reforçado com fibras de carbono (CFRP) deixando o carro muito seguro. Este conceito não só compensa o peso extra da unidade de bateria, deixando o BMW i3 com apenas 1.195 kg, mas também baixa o centro de gravidade do automóvel para tornar a sua condução mais dinâmica.

Já o modulo inferior é construído em alumínio, formado pelo sistema de suspensão, componentes de estrutura e de impacto.

Foto DivulgaçãoFoto Divulgação

“No interior do veículo são utilizados inclusive materiais reciclados, o que demonstra nossa preocupação com sustentabilidade, além da mobilidade, sem deixar de lado a tecnologia e desempenho BMW”, afirma Carlos Cortes, gerente de vendas e marketing responsável por BMW i no Brasil.

O motor elétrico pesa apenas 50 kg e está acoplado ao eixo traseiro e ao conjunto de transmissão elétrica que o leva de 0 a 100 km/h em apenas 7,2 segundos e para retomada de 30 a 70 km/h, são necessários apenas 2,5 segundos.

Foto Márcio MartinsFoto Márcio Martins

Segundo dados divulgados pela marca, o i3 tem uma autonomia entre 130 e 160 km, utilizando a opção ECO PRO e ECO PRO+, sua autonomia pode ser aumentada em 20 km e 40 km, respectivamente. Haverá, ainda, a versão com um extensor de autonomia, que contará com um motor a combustão interna de dois cilindros, 650 cm3 e 34 hp de potência, para gerar energia à bateria. Este sistema vai elevar a autonomia do BMW i3 para aproximadamente 300 km.

A BMW não divulgou o preço do veículo aqui no Brasil, mas será anunciado assim que for dado o início de sua comercialização prevista para o segundo semestre de 2014.




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