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Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

25/12/2015 08:45

Ford inicia teste com veículo autônomo

Márcio Martins
Fotos divulgaçãoFotos divulgação

A Ford anunciou que recebeu autorização para iniciar os testes de veículos totalmente autônomos nas ruas da Califórnia, nos Estados Unidos. O Fusion Hybrid foi o escolhido para esta iniciativa de pesquisa pioneira da marca em 2016.
Essa experiência  faz parte do Programa de Teste de Veículos Autônomos da Califórnia, do qual a Ford é participante oficial. O projeto representa mais um passo no desenvolvimento que a marca realiza há 10 anos focado em novas soluções de mobilidade, conectividade e experiência dos consumidores.

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Palo Alto

O Centro de Pesquisa e Inovação da Ford em Palo Alto é um dos maiores da indústria automotiva na região. Inaugurado em janeiro, ampliou a presença da empresa no Vale do Silício, que começou em 2012. A equipe é formada por pesquisadores, engenheiros e cientistas, e 80% vieram do setor de tecnologia. Os demais são empregados da Ford transferidos dos Estados Unidos, China, Alemanha e Austrália, com experiência em engenharia e design automotivo.

Ford inicia teste com veículo autônomo
Ford inicia teste com veículo autônomo

O laboratório da Ford no Vale do Silício começou como um escritório de 15 empregados e hoje é um centro de pesquisa e desenvolvimento com mais de 100 pessoas.

A Ford mantém também parceria com universidades de topo, como a da California-Berkeley, Carnegie Mellon, Santa Clara e San Jose State, e em 2016 vai ampliar a pesquisa estratégica junto com a Universidade de Stanford
"Nosso time em Palo Alto cresceu significativamente este ano, usando a pesquisa e inovação para desenvolver as soluções de mobilidade do futuro", diz Mark Fields, presidente mundial da Ford.

Ford inicia teste com veículo autônomo

Pesquisa avançada

Entre as pesquisas realizadas no local estão o test-drive virtual de carros autônomos, sensores de visão 360 graus e sistemas de detecção de pedestres.

O test-drive virtual é usado para estudar a interação entre o carro autônomo e os pedestres. Reproduzindo ambientes reais, permite entender melhor e desenvolver soluções para situações inesperadas que podem ocorrer nas ruas. Para dar uma visão de 360 graus em torno do carro – incluindo sinais de trânsito, outros veículos e pedestres – informações geradas por vários sensores precisam ser fundidas. As câmeras de identificação de pedestres, pela sua importância, são objeto de um projeto à parte.

 




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