A notícia da terra a um clique de você.
News Veículos
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

14/06/2014 15:33

Roda de plástico será realidade em breve

Peças de material composto são mais baratas e mais leves que modelos convencionais

Carros.ig
Roda de plástico será realidade em breve

Reduzir o peso do automóvel é uma das formas mais eficientes de torná-lo mais econômico em consumo de combustível e assim reduzir suas emissões poluentes. Pensando nisso, as empresas Sabic, especializada em polímeros e termoplásticos de engenharia, e a Kringlan Composites, fabricante de compósitos, desenvolveram a primeira roda para carros fabricada de composto termoplástico com fibra de carbono do mundo. A peça feita com esses materiais é mais leve que modelos tradicionais, fabricados com ligas metálicas, além de ter custos menores de produção e causa menor impacto ambiental.

Veja Mais
Telemetria – das pistas para o seu carro
Ford apresenta o Mustang Black Shadow E Blue Edition para A Europa

“A combinação de resina de alto desempenho com carbono oferece a oportunidade de redução de peso e de custos de produção, bem como a possibilidade de reciclagem dos materiais” ressalta Thierry Materne, vice-presidente de tecnologia e inovação da Sabic.

Segundo comunicado das empresas, a roda de material composto proporciona flexibilidade para que a peça seja montada com raios de metal tradicional ou de resina reforçada com fibra de carbono. O projeto está em conformidade com as normas em vigor estabelecidas para rodas de metal pelo instituto alemão TüV, o que aumenta a possibilidade de aplicações por montadoras ao redor do mundo. O protótipo já está sendo testado por uma fabricante alemã, que não foi identificada.

Pelas contas dos projetistas da Sabic e Kringlan, um automóvel equipado com rodas de material composto podem apresentar uma redução de emissões de COS de até 3%.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.