A notícia da terra a um clique de você.
News Veículos
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

10/05/2013 14:16

Toyota apresenta oficialmente o novo RAV4

Modelo deixa o visual conservador para ficar mais esportivo

Márcio Martins
Fotos divulgaçãoFotos divulgação

Chega ao mercado brasileiro, a quarta geração do Toyota RAV4, o utilitário esportivo da Toyota lançado em 1994 no Japão, foi o pioneiro do seguimento de utilitários crossovers com vocação urbana no mundo.

Veja Mais
Teste: L200 Triton Sport 2.4 Turbodiesel 2017
Telemetria – das pistas para o seu carro

Passados 20 anos da sua estreia, o novo RAV4 ficou mais moderno e encorpado, ganhando mais alguns centímetros em altura e comprimento, seu interior está mais sofisticado, tem como principais atributos o design mais esportivo, além de novos equipamentos e motores.

Disponível em três versões, a de entrada com motor 2.0 litros, Dual VVTi, com tração 4x2; a intermediária com motor 2.0 litros, com tração 4x4; e a topo de linha com motor 2.5 litros, com tração 4x4.

Toyota apresenta oficialmente o novo RAV4

O modelo não mudava desde 2006, agora tudo é novo, deixando aquele visual de carro do “tiozão” e recebe os traços mais modernos, com base no que a Toyota chama de conceito “Keen look”, nova identidade visual da marca, que será vista nos próximos lançamentos da marca, incluindo a futura geração do Corolla.


Todas as linhas da parte frontal foram desenhadas para que, de qualquer ângulo de visão, os olhares se voltem para o logo da Toyota. O filete único da grade flui para o conjunto óptico de formas sinuosas, com as lentes dos faróis arredondadas. As lanternas dianteiras invadem a lateral, alongando as linhas do veículo e proporcionando sensação de robustez e, ao mesmo tempo, requinte. Os para-choques musculosos e a grande entrada de ar em forma de trapézio reforçam a imponência do modelo.

Toyota apresenta oficialmente o novo RAV4

Interior
Se comparado à geração anterior, melhorias foram efetuadas nos bancos dianteiros para melhorar o conforto de quem dirige e também do passageiro. As larguras do encosto e do assento foram aumentadas. O volante recuou mais 40 mm possibilitando acomodação mais confortável.


Já na parte de trás, o espaço para os passageiros teve um aumento de 41 mm com a remodelação dos bancos dianteiros, que ficaram mais finos e ergonômicos, mesmo mantendo a medida do entreeixos da versão anterior (2,66m). O passageiro que viaja no centro do banco traseiro também teve seu espaço aumentado com um túnel central praticamente plano.

Toyota apresenta oficialmente o novo RAV4

Novos motores


Não foi só no visual que a marca se preocupou, o carro ganha novos motores, seguindo a moda do downsizing (motores menores e mais eficientes). Vem equipado com 2.0, de 145 cavalos e 19,1 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão do tipo CVT; já o 2.5 vem com 179 cv e 23,8 kgfm de torque, combinado a um câmbio automático de seis marchas, aposentando de vez o arcaico câmbio de quatro marchas.


Segundo informações da marca, nas medições do INMETRO, os motores do Novo RAV4 ganharam notas “A” (2.0L) e “B” (2.5L) em eficiência no consumo de combustível. As versões 2.0L 4x2 e 4x4 consomem 9,5km/L na cidade e 10,9km/L na estrada. A performance da versão 2.5L 4x4 foi de 8,7km/L na cidade e de 10,9km/L na estrada.


O motor recebeu tecnologia avançada como duplo comando de válvulas variável, escape da câmara de combustão, o bloco conta com sistema de aceleração ETCS-i e sistema de admissão de ar ACIS. O ETCS-i é um sistema em que o acelerador possui um controle eletrônico inteligente, onde somente a gasolina necessária é utilizada para movimentar o veículo. O ACIS é um sistema com dupla admissão de ar, uma para velocidades de cruzeiro e outra para acelerações mais bruscas. Combinados tanto com a transmissão automática CVT de 7 velocidades, quanto a Super ECT de 6 velocidades, ambos os conjuntos geram uma eficiência no consumo de combustível.

Toyota apresenta oficialmente o novo RAV4

 

Equipamentos e valores

A versão de entrada 2.0 4x2 do RAV4 custa R$ 96,9 mil, e traz entre os principais equipamentos ar-condicionado, direção hidráulica, CD player com conexão Bluetooth, USB e auxiliar; volante e manopla do câmbio em couro, volante com comandos do rádio, airbag duplo, faróis de neblina, sensor de estacionamento e ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD) e sistema de assistência em frenagem de emergência (BAS).

Já na 2.0 4x4 custa R$ 109,9 mil, nesta configuração intermediária acrescenta de relevante itens que aumentam o conforto dos ocupantes, como ar-condicionado digital dual zone, tela de 6,1 polegadas que agrega sistema de som e câmera de ré, bancos dianteiros com aquecimento (sendo o do motorista ajustável eletricamente), revestimento interno em couro, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisor interno eletrocrômico, destravamento das portas por proximidade da chave e sistema de ignição por botão. A segurança também aumenta, com airbags laterais e de cortina.

Toyota apresenta oficialmente o novo RAV4

Na topo de linha, que custa R$ 119,9 mil, apenas o teto solar elétrico é adicionado. O diferencial, mesmo, é o motor 2.5 e o câmbio automático. Mas fica devendo o GPS.

Aqui no Brasil o RAV4 vai encarar o rivais Honda CR-V, Hyundai iX35 e Kia Sportage.

De acordo com a Toyota, a expectativa é que 60% das vendas sejam da versão 2.0 4X2, 30% da 2.0 4X4 e 10% da 2.5 4X4.

As primeiras unidade ja chegaram aqui em Campo Grande, na concessionária Kampai, veja na galeria fotos que fizemos do carro.




Ficou horrivel também. Os SUV de hoje são mais para transformers do que para carros robustos. Desde os baratos (EcoSport), os intermediarios (o Tucson que virou IX35) ate este. Pouco altura em relação ao solo, angulosos em vez de quadrados, e muito plastico. Aposto que atola tanto quanto um carro comum. Mais um que foi pra belele... Logo só sobra o Discovery como opção valente. Povo sem gosto...
 
Marcos da Silva em 09/05/2013 23:42:57
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.