A notícia da terra a um clique de você.
News Veículos
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

30/01/2015 09:27

Veja a importância de manter os pneus calibrados

Márcio Martins - Cesvi
Veja a importância de manter os pneus calibrados

Você sabe que é importante manter os pneus com a pressão indicada, e que isso pode até interferir no consumo de combustível do veículo. Porém, como saber se estamos conduzindo o veículo com os pneus calibrados ou não?

Veja Mais
Telemetria – das pistas para o seu carro
Ford apresenta o Mustang Black Shadow E Blue Edition para A Europa

Há uma tecnologia que auxilia o condutor nesse monitoramento da pressão dos pneus.
Essa tecnologia é composta por um sistema que controla a pressão dos pneus individualmente, para dar assistência ao condutor no caso de pneus com pressão irregular. Quando a pressão de um ou mais pneus está relativamente baixa, a luz indicadora de falha acende, informando ao motorista.

 

Veja a importância de manter os pneus calibrados

Cada conjunto de roda e pneu está equipado com um sensor de pressão – esse sensor fica localizado na haste da válvula, encoberto pelo pneu, não sendo possível a sua visualização. Por esse motivo, deve-se ter cuidado na troca do pneu para não danificar o sensor.

Caso a luz indicadora de falha do sensor acenda, procure um local para realizar a calibragem dos pneus.

Lembrando que conduzir o veículo com os pneus murchos pode acarretar em:

• Aumento do consumo de combustível
• Redução da vida útil dos pneus
• Prejuízo na dirigibilidade.

VERIFICAÇÃO PREVENTIVA

Mesmo se o veículo possuir o sistema de monitoramento de pressão dos pneus, isso não exclui a necessidade de cuidados e avaliações periódicas, como, por exemplo, verificações visuais e da pressão dos pneus, e calibragem de acordo com a pressão indicada no manual do proprietário – geralmente a indicação é de verificação a cada duas semanas e com os pneus frios.

Veja na imagem o que significa cada informação impresso nos pneus do seu carro.Veja na imagem o que significa cada informação impresso nos pneus do seu carro.

Caso necessite substituir a roda ou pneu do carro, é necessário repor o sistema de monitoramento de pressão, de modo a garantir que esteja funcionando da forma correta. Caso contrário, a luz indicadora do painel irá sinalizar uma falha no sistema.
Se o pneu estiver calibrado com a pressão indicada e mesmo assim a luz indicadora de falha mostrar avaria no sistema, leve o veículo a uma concessionária.

FICA A DICA

É recomendável que os pneus sejam verificados e calibrados sempre que necessário, independe se a baixa pressão atingiu ou não o limite detectável pelo sensor.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.