A notícia da terra a um clique de você.
News Veículos
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

17/01/2014 10:25

Vendeu seu carro? Avise ao Detran

Veja como proceder após vender seu carro para evitar surpresas desagradáveis

Márcio Martins
Vendeu seu carro? Avise ao Detran

Você já vendeu seu carro para outra pessoa?

Veja Mais
Ford apresenta o Mustang Black Shadow E Blue Edition para A Europa
Volkswagen apresenta a picape Amarok 2017

Saiba que você precisa tomar certos cuidados. Por exemplo, você tem de deixar claro para as autoridades que o carro não é mais seu. Ou você pode ser responsabilizado por qualquer problema que aconteça quando o veículo já estiver nas mãos do novo proprietário.

Depois de vencida a etapa de negociação e trâmites da venda do veículo ao terceiro, chega a hora de comunicar a venda ao Detran. E essa comunicação tem prazo!

O art 233 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece o prazo de 30 dias para transferência da propriedade, sob pena de multa. No entanto, nem sempre esse procedimento é cumprido e o antigo proprietário continua como responsável legal pelo veículo.

Para evitar transtornos, os usuários podem fazer a alegação de venda de um veículo no Departamento Estadual de Trânsito. O serviço é gratuito e pode ser realizado em qualquer agência do Detran-MS.

Para fazer a alegação de venda de um veículo, o usuário deve procurar uma Agência do Detran-MS de porte de seus documentos pessoais e uma cópia do recibo desse veículo preenchido, assinado pelo vendedor, pelo comprador e autenticado em cartório. O ideal seria que os compradores fizessem a transferência do veículo antes do prazo de 30 dias.

Mais informações acesse o site do Detran: www.detran.ms.gov.br.

 




O nome deste procedimento é ALEGAÇÃO DE VENDA, ou COMUNICAÇÃO DE VENDA que é determinado pelo artigo 134 do Código de Trânsito.Tem muita gente que vende e entregar o Recibo de Venda pro comprador e acha que tá tudo bem, mas, na verdade o Recibo é só uma Autorização pro comprador passar o carro pro seu nome. Outra coisa que é muito comum, é pessoas venderem o veículo com financiamento ainda não quitado, e sendo assim, não há como fazer a alegação de venda, pois o financiamento ainda está no nome do antigo proprietário. A não ser que o novo prop. tb transfira o finan. pro seu nome tb. O mesmo artigo diz que, caso o antigo prop. não comunique a venda, pode ter que se responsabilizar solidariamente com o novo proprietário sobre questões cíveis, multas e criminais envolvendo o veículo vendido.
 
Nildison Maroni em 17/01/2014 15:23:30
Mesmo se deixar o veículo para o garagista vender, tem que ficar em cima.
.
Deixei uma moto pra vender e o dono da loja não comunicou o Detran, o comprador não transferiu, tomou 8 multas, nenhum imposto pago, repassou a moto pra um agiota que sumiu e eu quase perdi a CNH por isso.
.
5 anos depois, na justiça, consegui retirar os valores do meu nome e passar pro dono da loja, que por sua vez vai ter ainda que processar o comprador, pra passar pra ele.
E na "justiça" já viu né? Enrola demais. Tinha todos os documentos, tudo claro, recibo, firma reconhecida, pra que 5 anos se dava pra constatar a situação na hora?
 
Athaide Romero em 17/01/2014 14:20:26
Maria Lima, é feito automaticamente, porém pode acontecer de você assinar o recebo e o novo proprietário simplesmente não fazer nada com ele, assim o Detran não fica sabendo que você vendeu...
 
Márcio Martins em 17/01/2014 13:30:34
Não entendo porque em pleno seculo digital a venda jão não esta sendo registrado na hora no sistema do detran. O mais lógico é o seguinte: comprador e vendedor vão juntos, munidos de documentos, para uma agência do Detran. O vendedor indica que venderá o veiculo (provando que ele é proprietário mesmo), e o novo dono, mostrando RG, CPF, e comprovante de residência, tem o carro colocado no seu nome. O doc original é invalidado e o novo dono recebe novos docs, e no computador do Detran os dados jé estão atualizados. Pronto. Simples. Elimina este bagunça do cartório que não serve mesmo para evitar fraudes.
 
Marcos da Silva em 17/01/2014 12:09:12
Eu tenho uma dívida de R$ 5.000 por nao ter informado a venda de um veículo em 2006. O pior é que eu nao sei mais o nome do comprador. Fiquei sabendo que os cartorios vao disponibilizar em breve o serviço de alegaçao de Venda Eletronica. Esse servico ja é dosponibilizado em outros Estados.
 
Danilo Moya em 17/01/2014 11:35:03
Ir ao Detran é complicado... Muita fila.
O ideal seria fazer isso no cartório, já que tem que reconhecer firma por verdade para transferir, o cartório já poderia fazer o comunicado.
 
Pedro Cardoso em 17/01/2014 11:11:37
A simples transferência do CRLV não faz isso automaticamente?
 
Maria Lima em 17/01/2014 10:58:09
Não dá para fazer por e-mail ao Detran via internet?
É mais cômodo ( do que ir a uma agência) + rápido+fácil e seguro !
Êta burocracia maldita!
Enquanto não for pela internet, ninguém irá ao Detran!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
alexandre barbarossa em 17/01/2014 10:43:20
Deveria ter outro método pra fazer isso.... mais simples e fácil.. pela Internet.
 
Marcos Ruiz em 17/01/2014 10:32:30
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.