ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Veículos

ZF fará câmbio automático no Brasil

Empresa investirá R$ 100 milhões para nacionalizar AS-Tronic e TraXon

Fonte: Automotive Business | 23/09/2014 20:38
ZF fará câmbio automático no Brasil

A ZF vai investir R$ 100 milhões para começar a fazer na fábrica de Sorocaba (SP) sua linha de transmissões automáticas para veículos comerciais. A confirmação do investimento foi feita na terça-feira, 23, por Wilson Bricio, presidente da companhia na América do Sul, durante o IAA Nutzfahzeuge, salão de veículos comerciais que acontece esta semana em Hannover, Alemanha. “Estamos cada vez mais aptos a introduzir no Brasil as tecnologias que desenvolvemos na Europa, até porque os projetos de caminhões e ônibus são parecidos e nossos clientes pedem essa localização”, afirmou Bricio.

Segundo o executivo, primeiro, a partir de janeiro de 2015, será nacionalizado a transmissão manual automatizada AS-Tronic, que a ZF já fornece em versões de 12 e 16 marchas importada da Alemanha para quatro fabricantes de caminhões no Brasil (Ford, Iveco, MAN/VW e DAF). Mas Bricio revela que já há mais um cliente na fila. “Introduzimos essa solução no País em 2006 e desde então o número de pedidos vem crescendo, especialmente para instalação em caminhões pesados”, diz. “Para ônibus já fazemos em Sorocaba a automatizada de seis marchas, que foi desenvolvida pela nossa engenharia local especificamente para o mercado brasileiro”, informa. A expectativa é que as caixas automatizadas atinjam em breve participação de 70% a 80% das vendas de transmissões para comerciais no Brasil.

Embora mais cara do que o câmbio manual, a automatização vem ganhando participação crescente na frota brasileira graças à economia de combustível (as trocas feitas com maior exatidão garantem mais eficiência), maior conforto do motorista e menor tempo de treinamento. Aliado à demanda em expansão, Bricio explica que as montadoras estão pedindo a nacionalização de componentes, tanto para atender os requisitos de financiamento do BNDES/Finame – que para concessão exige 60% de componentes nacionais em peso e valor – como também para atingir os níveis de compras nacionais previstos no Inovar-Auto, que concede abatimento de até 30 pontos porcentuais de IPI no valor das peças compradas no País. As duas forças juntas (preferência dos clientes e necessidade de nacionalizar) pavimentaram o caminho para a fabricação no Brasil.

Inicialmente, a AS-Tronic terá baixo conteúdo local, em torno de 30%, explica Bricio, porque o câmbio automatizado será uma solução intermediária, até a chegada da TraXon, a nova transmissão automática da ZF, mais avançada tecnologicamente, que começa a ser entregue a clientes europeus a partir de janeiro de 2015. No Brasil, a TraXon entra em produção no quarto trimestre de 2017, com cerca de 70% de componentes nacionais.

A TraXon é uma transmissão automatizada modular, que pode atender diversos tipos de aplicações. Com maior escalonamento de marchas e menor nível de ruído, a TraXon pode usar embreagem simples ou dupla – neste último caso com marchas longas para reduzir a rotação do motor e seu consumo em velocidade de cruzeiro nas rodovias, gerando economia extra de combustível em torno de 5% para caminhões rodoviário de rotas longas. A transmissão também pode receber conversor de torque para veículos fora-de-estrada ou o módulo híbrido, que combina o motor diesel com propulsão elétrica de 160 cavalos – solução que já está em testes na Europa. “Para o Brasil vamos trazer os módulos que os clientes pedirem”, esclarece Bricio.

Nos siga no Google Notícias