ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Revoltados com ordem de retirada, índios fecham BR 262 em Miranda

Ângela Kempfer e Evelyn Souza | 18/06/2013 17:11

Índios acampados na Fazenda Esperança desde dia 1º de junho bloquearam há cerca de meia hora a BR 262, em Miranda.

O grupo, de cerca de 200 manifestantes, fechou a estrada com pneus e pedaços de paus e impede completamente o tráfego. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a interdição ocorre na altura do quilômetro 527 a previsão é de bloqueio por, pelo menos, 2 horas.

Já os índios garantem que não há previsão para deixar o local. O trecho dá acesso à fazenda localizada em Aquidauana, que é reivindicada pela comunidade terena para ampliação da aldeia Ipegue. "Querem a presença da imprensa e principalmente de alguma autoridade aqui", diz o terena Mauro Paes.

Ele diz que a comunidade pretende fazer uma assembleía pra discutir a decisão judicial, até lá, não vão liver a estrada. "Tá tudo parado, ninguém passa e já tem congestionamento", avisa.

Hoje pela manhã, os terena foram notificados de decisão da Justiça Federal para saída da área. Os índios ganharam prazo de 10 dias para a desocupação pacífica.

A decisão para a retirada é do juiz Renato Toniasso, da 1ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande. Os donos da fazenda entraram com o pedido de reintegração de posse logo após a invasão. 

O magistrado afirma que “decorrido o prazo dado, sem que a FUNAI consiga a desocupação espontânea, o uso da forca policial será inevitável, pois as decisões judiciais devem ser cumpridas, sob pena de instalar-se o caos, em termos de segurança jurídica”, completa.

Apesar da reivindicação da posse, os donos da propriedade afirmam que possuem a titularidade das terras há mais de 100 anos e que foram feitas edificações e benfeitorias na área.

Por outro lado, a Funai alega que a demora na demarcação das terras é perigosa em razão da situação atual na relação entre índios e fazendeiros. A entidade indígena também afirma que a Fazenda Esperança já foi reconhecida tradicionalmente como terra indígena e que o relatório de identificação e delimitação já foi aprovado.

O fazendeiro, Nilton Carvalho, que disputa a área com os terena, diz que "espera que haja bom senso, maturidade, paz de espirito para que 'as coisas sejam resolvidas'".

A expectativa dele é pelo retorno do ministro da Justiça, na próxima quinta-feira. "Espero que o ministro não venha só com conversa, que traga soluções. De conversa, os índios e os produtores estão de saco cheio. Meus empregados que são índios terenas, que vivem do trabalho também foram proibidos de entrar lá".

Nilton diz estar cansado das indefinições sobre a questão indígena em Mato Grosso do Sul. "Estamos cansados, quero que minha vida continue, as contas chegam, mas minha vida parou", conclui.

Nos siga no Google Notícias