ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Arcebispo da Capital se diz “surpreso” com renúncia do Papa

Josemil Rocha e Viviane Oliveira | 11/02/2013 14:37
Dom Dimas Lara Barbosa falou nesta manhã sobre decisão do líder maior da Igreja Católica. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Dom Dimas Lara Barbosa falou nesta manhã sobre decisão do líder maior da Igreja Católica. (Foto: Rodrigo Pazinato)

O arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, se disse “surpreso” com a renúncia do Papa Bento XVI, anunciada nesta segunda-feira. ““Foi uma surpresa para mim, assim como para todos””, afirmou ele hoje, durante entrevista coletiva. Aos 85 anos, Bento XVI, cujo nome de batismo é Joseph Aloisius Ratzinger, iria completar oito anos de papado em abril, deixará o cargo dia 28 de fevereiro, alegando idade avançada.


Há um clima de “ansiedade” normal diante da renúncia, a segunda da história, e da expectativa de eleição do novo papa, na opinião de Dom Dimas. “Isso que estamos sentindo, essa ansiedade é normal. Toda transição é assim”, declarou o arcebispo. “A gente tem de orar neste momento”, acrescentou.

Dom Dimas lembrou que esta não é a primeira vez que há uma renúncia na história da igreja. Mais três pontífices renunciaram ao cargo: Gregório XII, em 1415; Celestino V, em 1294; e Ponciano, em 235. “E também já tivemos momentos conturbados”, observou o líder católico de Mato Grosso do Sul, lembrando que Paulo VI pensou em renunciar por motivo de saúde, bem como João Paulo II.

Quando um bispo apresenta uma renuncia, esta precisa ser aceita, mas no caso do Papa, que é o supremo pontífice, não há necessidade. “O papa só comunica a Santa Sé”, explicou Dom Dimas Lara.
O Código de Direito Canônico, segundo Dom Dimas, estabelece a idade de 75 anos para que padres e bispos entreguem as funções, mas alguns ficam mais tempo.

Nos siga no Google Notícias