ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Acadêmica de jornalismo produz álbum para contar história da 14 de julho

Fabiano Arruda | 14/07/2011 12:16
Com 20 páginas, material conta de forma resumida e didática. (Foto: Fabiano Arruda)
Com 20 páginas, material conta de forma resumida e didática. (Foto: Fabiano Arruda)

A acadêmica de jornalismo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Marina Callejas, apresentou nesta quinta-feira, na praça Ary Coelho, o “Álbum Comemorativo de Aniversário da 14 de Julho”.

Com 20 páginas, o material tem formato de livreto e conta de forma resumida e didática a história da centenária via da Capital.

Num estante montado na praça nesta quinta, Marina recebeu o público e explicou o trabalho, que foi produzido para uma disciplina do curso.

“Queria fazer algo prático”, diz a estudante. Do início ao fim, o álbum explora imagens de pontos 14 de julho, como o que faz esquina com a Afonso Pena, com fotos que retratam

passado ao presente.

Quem visitava o estante perguntava para a acadêmica se o material é vendido. “Como é um trabalho acadêmico não posso comercializá-lo”, respondia.

“A ideia inicial era fazer um apanhado histórico da região central de Campo Grande, mas aí surgiu a possibilidade de fazer especificamente da 14”, explicou Callejas.

Presente o estante, o professor da UFMS, Antônio Firmino, destacou a importância da 14 de Julho no desenvolvimento de Campo Grande e do Estado.

Ele enaltece o aspecto comercial como principal característica da via e que, por conta disto, a rua passou a exercer também importância política, social e cívica.

“A 14 de Julho recebeu os principais bares da cidade e neles os políticos costumavam se reunir e acabavam decidindo também o futuro político”, comentou.

Programação - O estante também recebeu banners que estampavam fotos do Arca (Arquivo Histórico de Campo Grande) com imagens históricas da 14 de julho.

Ao longo do dia, a Fundac (Fundação Municipal de Culturac) promove, até as 20h, na praça Ary Coelho, o projeto “100 anos da 14 de Julho”, que constitui um dia inteiro voltado a atividades de lazer e cultura, com shows musicais, teatro, palestras, exposições de carros antigos e fotografias de época, stands de objetos de artes, lançamento de um livro sobre a 14 de Julho, sorteio de prêmios, queima de fogos, bolo comemorativo, arrecadação de brinquedos, agasalhos e mantimentos, entre outras ações.

Segundo informações da Fundac, estão programados shows musicais com Juci Ibanez, as duplas André e Kadu e Kid e Kenner. O seresteiro Eduardo Simioli, de 84 anos, que é conhecedor da história da Rua 14 de Julho, assim como o artista Paulo do Radinho também marcarão presença na celebração.

O Coral da Igreja Batista do Conjunto União e a ministração do pastor Paulo Barão, da Faculdade Teológica de Mato Grosso do Sul, também participam da comemoração.

Nos siga no Google Notícias