ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Adolescentes, principalmente meninos, buscam no carro status de poder

Paula Vitorino | 21/11/2011 15:32

Psicólogo e Polícia Civil revelam que incidência de adolescentes no volante é maior na classe média e alta, que pegam o carro dos pais para “se mostrar”

Delegada Maria de Lourdes Cano. (Foto: Simão Nogueira).
Delegada Maria de Lourdes Cano. (Foto: Simão Nogueira).

Ter um veículo e mostrar que consegue dirigir, ser independente, enquanto os outros colegas da mesma idade “pegam carona”. Segundo o psicólogo Renan Soares Junior essa relação estabelecida pelos adolescentes entre o veículo e o status de poder é o que leva a maioria a pegar o carro, como aconteceu no acidente deste sábado (19).

A combinação perigosa terminou na morte de um menino de 15 anos, que estava com outros 6 adolescentes e um carro conduzido por um deles, também de 15 anos. Quatro garotos continuam internados, sendo dois em estado grave.

De acordo com a delegada da DEAIJ (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude), Maria de Lourdes Cano, só nos últimos três meses foram 97 flagrantes de menores na direção. Ela ainda revela que a maior incidência é entre a classe média e alta, que pegam o carro dos pais para “se mostrar”.

Outra característica da infração é a maioria ser do sexo masculino, já que o número de meninas adolescentes notificadas dirigindo é quase nulo. As garotas representam apenas 5% entre os adolescentes que foram pegos dirigindo e participam do programa sócioeducativo para adolescentes infratores no trânsito - Premi Jr., desenvolvido pelo Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito).

“Para o menino, o veículo tem ligação direta com o prestígio entre as mulheres e ele se acha o máximo porque dirige. É como se fosse uma arma, na relação de poder e respeito que o homem estabelece”, constata a delegada.

De acordo com o relatório do Premi Jr., cerca de 90% dos adolescentes afirmaram acreditar que vão ter mais respeito e poder se dirigirem um carro.

Preparados para o volante desde a infância - Mas o fascínio e a familiaridade com os veículos começam ainda na infância, dentro da família.

A delegada ressalta que se o adolescente pegou o carro é porque algum ensinou a dirigir ou emprestou o carro. “Os pais que tem chácaras e fazendas ensinam os filhos a dirigir nas estradas rurais, geralmente”, diz.

Ela também afirma que os pais tinham conhecimento de que os filhos utilizavam os carros na maioria das ocorrências.

O psicólogo Renan alerta que os pais ensinam os filhos a dirigir e depois não querem que eles peguem os carros. “Como que você ensina o adolescente com 14, 15 anos a dirigir e depois fala que ele só pode pegar o carro quando tiver carteira? É claro que na primeira oportunidade ele vai querer mostrar que sabe dirigir”, frisa.

Ele também chama a atenção para o fato da direção estar presente na cultura desde a infância. “Principalmente os meninos já tem o primeiro contato com a direção na infância. Ganham mini-motos, bugs e vão crescendo querendo veículos que os acompanhem”, diz.

Álcool - A combinação menor de idade e direção fica ainda mais perigosa quando combinada a ingestão de bebida alcoólica e alta velocidade. No caso do acidente deste sábado, existe a suspeita de que os adolescentes estavam acima da velocidade permitida e bebendo, já que foram encontradas ao menos 4 garrafas dentro do veículo.

“Não é incomum a combinação com o álcool, até por ser uma substância aceita pela sociedade e consumida em larga escala”, diz o psicólogo. Cerca de 50% dos adolescentes do Premi Jr. ingeriram bebida ao pegar o volante.

Ele também frisa que quando o adolescente bebe assume dois comportamentos de risco. “Juntam-se dois comportamentos arriscados, uma substância que vai traze efeitos colaterais e a direção de um veículo, que ele ainda não recebeu a preparação adequada”, diz.

A motivação para correr o risco é a auto-afirmação, mostrar que sabe fazer e consegue. “Ele busca emoções fortes, o que é muito presente na adolescência. Ele quer mostrar que sabe fazer direito e não vai lhe acontecer nada. O agravante é que esse comportamento acaba se estendendo na fase adulta”, frisa.

Punição - A delegada explica que a lei de trânsito não prevê punição criminal para o adolescente pego dirigindo, mas que devido ao aumento desse tipo de infração o menor é conduzido para assinar termo na delegacia.

O veículo é apreendido e o proprietário recebe multa. Se o adolescente tiver causado acidente, vai receber advertência ou a pena de prestação de serviço, como participar do programa Premi Jr. do Detran. Em casos de morte, o menor pode ser processado e ter a apreensão pedida pela Justiça.

O programa do Detran funciona desde 1996 atendendo uma média de 50 adolescentes por semestre, que recebem acompanhamento psicológico por 2 meses. Eles também vão para as ruas para observar a atitude de outros infratores no trânsito e as conseqüências.

A partir do próximo ano o projeto também deve contar com visitas aos setores de traumatologia dos hospitais e depoimentos de vítimas de acidentes.

“O objetivo é que o adolescente veja as reais conseqüências da sua infração”, explica o psicólogo.

Nos siga no Google Notícias