ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Atividades de prevenção contra câncer de boca tem participação de acadêmicos

Flávia Lima | 08/11/2015 10:30
Higiene bucal é principal elemento de prevenção da doença. (Foto:Arquivo/Campo Grande News)
Higiene bucal é principal elemento de prevenção da doença. (Foto:Arquivo/Campo Grande News)

Com foco no combate ao câncer de boca, profissionais e acadêmico da Uniderp participam nesta segunda-feira (9), a partir das 13h30, da abertura da semana de combate a doença, que acontece no auditório da da universidade, a partir das 13h30.

Para alertar a população sobre os perigos e prevenção do câncer bucal, o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul vai desenvolver uma série de atividades que terão início na quarta-feira (11), com uma atividade na praça Ary Coelho, das 8 horas ao meio-dia.

No local será instalado um posto de atendimento, em que a população passará por uma triagem com o objetivo de diagnosticar lesões cancerígenas. Também será realiza uma blitz educativa e profissionais e acadêmicos de Odontologia da Uniderp darão dicas de autoexame.

O câncer de boca está na lista dos mais incidentes na população de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). A estimativa da entidade é que somente em 2014, foram registrados 11.280 casos novos de câncer da cavidade oral em homens e 4.010 em mulheres.

Os valores correspondem a um risco estimado de 11,54 casos novos a cada 100 mil homens e 3,92 a cada 100 mil mulheres. Conforme o INCA, em 2013 foram registradas 7.144 mortes no Brasil, sendo 5.645 homens e 1.499 mulheres.

O câncer bucal ocorre com mais frequência em homens, principalmente com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, são os principais fatores de risco.

A doença atinge os lábios e a cavidade bucal, nas regiões da bochecha, gengiva, céu da boca, língua e assoalho da boca. Já o câncer de lábio tem como principal fator de risco a exposição solar.

Nos siga no Google Notícias