ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Audiência vai discutir mudanças no processo de licença ambiental

Projeto que flexibiliza regras tramita no Congresso Nacional

Mayara Bueno | 27/05/2016 07:53
Sede do MPE-MS, em Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Sede do MPE-MS, em Campo Grande. (Foto: Arquivo)

O MPE-MS e MPF (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul e Federal) promovem em junho uma audiência pública para discutir os impactos das alterações no licenciamento ambiental. O assunto é tema de discussão no Congresso Nacional e no Conselho Nacional de Meio Ambiente. A reunião acontecerá em 3 de junho, a partir das 13 horas, na Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, na Afonso Pena, nº 4444.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério Público, pretende ouvir especialistas e representantes da sociedade sobre a flexibilização das normas e das leis propostas pelo legislativo. As sugestões de mudanças apresentam semelhanças, em especial quanto à análise de empreendimentos com grande impacto no meio ambiente, detalhe o MPE.

Por exemplo, há proposta de prazos menores para análises técnicas, possibilidade de supressão de fases do procedimento de licenciamento e ampliação excessiva da liberdade de decisão do órgão licenciador. No Congresso, a matéria já foi aprovada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Para o Ministério Público, na prática a medida fragiliza a fiscalização e descaracteriza o processo de licenciamento ambiental, que é composto de várias fases, e impediria qualquer controle posterior em relação ao cumprimento das obrigações do empreendedor.

Nos siga no Google Notícias