ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Bombeiros concluem vistoria e entregam alvará para realização da Expogrande

Flávia Lima | 13/04/2015 10:50
Construções antigas foram demolidas para ampliar espaço de shows. (Foto:Divulgação)
Construções antigas foram demolidas para ampliar espaço de shows. (Foto:Divulgação)
Trabalhadores aceleram ritmo para concluir obras de readequação do parque de exposições. (Foto:Divulgação)
Trabalhadores aceleram ritmo para concluir obras de readequação do parque de exposições. (Foto:Divulgação)

O Corpo de Bombeiros entrega logo mais, ao meio-dia, o alvará para o funcionamento da 77ª Expogrande, que acontecerá entre os dias 23 e 3 de maio. A vistoria que analisou as adaptações e obras realizadas no Parque de Exposições Laucídio Coelho, local que abriga a feira, aconteceu sexta-feira e o laudo fica pronto nesta segunda-feira (13).

O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, está otimista e ressalta que todas as demandas exigidas foram cumpridas. “Está tudo certo. Já temos o alvará da prefeitura e agora só vamos cumprir uma formalidade com os bombeiros”, destacou.

Para retomar os shows, suspensos ano passado e realizar a Expogrande, maior feira agropecuária do Estado, a direção da Acrissul investiu pelo menos R$ 500 mil para implantar o novo projeto de segurança. Se somados os pré-requisitos de licenciamento ambiental e rede de esgoto, o valor chega a R$ 1 milhão. Ao todo foram instalado 10 novos hidrantes, 69 extintores de água, 23 extintores de pó químico e 60 luminárias de emergência, além de duas caixas d’água de 12 mil litros para atender apenas os hidrantes e novas placas indicativas de material fotolumiscente.

Os novos equipamentos foram distribuídos nos 17 hectares do Parque, incluindo todos os pavilhões e baias dos animais e os dois tatersais de leilão, além dos prédios da administração, Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e Agenfa (Agência Fazendária de Mato Grosso do Sul), que funcionam no local.

Rampas de acesso, pisos táteis e vagas de estacionamento para deficientes e idosos seguindo norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) também foram implantadas. “Queremos realizar a feira sem restrições legais”, enfatiza Maia.

Mais espaço

Além das adaptações exigidas pelos bombeiros, a direção da Acrissul também fez readequações no espaço do parque para ampliar a área destinada às apresentações artísticas, que antes das reformas abrigava 15 mil pessoas. Agora a capacidade dobrou, suportando um público de 30 mil. O ganho no espaço foi possível demolindo 20 mil metros de construções antigas que ficavam às margens da pista de julgamentos, onde atualmente são promovidos os shows.

As empresas que participarão da Expogrande 2015 começam a instalação dos estandes na próxima semana, por isso até sexta-feira os funcionários do parque estão realizando a limpeza em ritmo acelerado.

Para este ano estão programados 36 leilões, que tem início nesta segunda-feira com o 15º Leilão BPW Mulher, que levará ao tatersal de elite aproximadamente 1.500 bovinos de corte. "Temos a segurança de liberação abundante de crédito rural por por pelo menos 3 instituições financeiras. Deveremos bater os números de 2014 consolidar a Expogrande 2015 como a maior de todos os tempos", finaliza Francisco Maia.

Quanto aos shows, nesta 77ª edição, eles acontecerão somente nas sextas e sábados. Durante a semana os portões estarão abertos de forma gratuita para toda a população. O primeiro show ficará a cargo da banda campo-grandense Bella Xu, que abrirá, na sexta-feira (24) o show da banda Malta.

Nos siga no Google Notícias