ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Caminhada leva informação e histórias sobre a prevenção ao câncer de mama

Priscilla Peres e Juliana Brum | 25/10/2015 10:16
Dezenas de pessoas percorreram a feira nesta manhã para conscientizar sobre a prevenção de doenças. (Foto: Gerson Walber)
Dezenas de pessoas percorreram a feira nesta manhã para conscientizar sobre a prevenção de doenças. (Foto: Gerson Walber)

Dezenas de mulheres e representantes da prefeitura de Campo Grande estiveram na Feira do Bairro Guanandi nesta manhã, para distribuir panfletos a fim de conscientizar a população da importância dos exames de prevenção ao câncer de mama e colo de útero. A ação integra as atividades do Outubro Rosa.

A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, mas conta com o apoio de outras secretarias. O secretario de Saúde, Ivandro Fonseca, afirma que o evento é realizado de maneira integrada, unindo varias secretarias.

De acordo com ele, a secretaria de Saúde espera alcançar 22 mil atendimentos de prevenção a doença durante este mês, já que o estado tem índice de mortalidade elevado. Para isso, em Campo Grande estão acontecendo várias ações com foco na realização de exames de prevenção. Além do Guanandi, os eventos acontecerão no Nova Lima e Moreninhas.

Titular da secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Leyde Pedroso, destaca que durante todo o mês estarão fazendo campanhas para conscientizar as mulheres. “A gente entende a necessidade de dialogar com mulheres da periferia e vamos fazer isso”.

Letícia Couto participou da ação como voluntária. Ela conta que teve a doença, diagnosticou fazendo o auto exame em 2013, operou e faz tratamento há cinco anos. “É importante ressalta que depois que diagnosticar a doença, a pessoa tem que levar com fé, mesmo sabendo que não e fácil. Tem que levantar a cabeça e fazer o tratamento com auto astral”, diz.

A artesã Claudia ferreira, estava expondo seu trabalho na feira, foi abordada e recebeu o panfleto. Para ela, a ação corpo a corpo é muito importante. “Eu costumo fazer os exames regularmente”.

Nos siga no Google Notícias