ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Contribuinte receberá informações sobre negociação de dividas por telefone

Sistema de “call-center” para renegociação de dividas deve começar a funcionar em 10 dias

Michel Faustino | 30/08/2014 12:12
Atendimento aos contribuintes com débitos imobiliários começa na segunda-feira.  (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Atendimento aos contribuintes com débitos imobiliários começa na segunda-feira. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande deve colocar em funcionamento daqui a 10 dias, o sistema de “call-center”, central de atendimento telefônica, para que os contribuintes que possuem débitos com o município sejam informados por telefone sobre os benefícios do PPI (Programa de Pagamento Incentivado) que concede desconto de até 80% na atualização monetária com isenção de juros de mora , além de abrir possibilidade de parcelamento em até 12 meses.

A partir de segunda-feira (1), os contribuintes com dívidas de IPTU vencidas até 31 de dezembro de 2013 já poderão aderir ao programa procurando a central de atendimento que funciona de segunda à sexta das 8h às 16h na rua Arthur Jorge, 500, anexo ao Paço municipal.

De acordo com o secretário municipal de receita, Ricardo Veira Dias, o sistema por telefone não substitui a negociação presencial, porém, facilita ao contribuinte que poderá procurar a central de atendimento com as informações necessárias sobre os benefícios do programa. Segundo Dias, toda a estrutura do sistema já está pronta e contará com 20 atendentes, em dois turnos.

“Isso vai otimizar o tempo das pessoas, além de garantir que elas tenham conhecimento sobre o programa e suas facilidades”, disse.

O secretário lembra ainda que quem estiver com parcelas do IPTU/2014 em atraso, poderá quitar a dívida com isenção dos juros de mora (de 1% ao mês). Já as multas poderão ser quitadas com 80% de desconto. Dias projeta uma receita de R$ 40 milhões. A partir do próximo dia 15, os cerca de 120 mil contribuintes em atraso com o fisco receberão em casa correspondência com o valor do débito, as alternativas de renegociação e os benefícios concedidos conforme a opção.

O programa abrange também os débitos referentes ao ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) da construção civil, ITBI, contribuição de melhoria e as multas por infração à legislação ambiental, código de polícia administrativa, vigilância sanitária e legislação urbanística. O PPI-IPTU permite também parcelamento em até 12 meses.

O Programa concede benefícios fiscais aos contribuintes inadimplentes, oferece ainda a possibilidade de renegociação, inclusive para quem já parcelou ou reparcelou dívidas tributárias com a Prefeitura. O prazo de adesão ao PPI-IPTU se estenderá até a última semana de dezembro. Os benefícios variam conforme as condições de pagamento (à vista ou a prazo) e as três datas-limite de adesão: 30 de setembro, 31 de outubro e 23 de dezembro.

Se o contribuinte que for pagar à vista os atrasados aderir ao PPI-IPTU até o dia 30 de setembro, terá direito ao desconto de 80% da atualização monetária da dívida e 100% dos juros de mora. Se fizer opção entre 1º e 31 de outubro, o desconto da atualização cai para 70% e o dos juros, reduz-se a 90%. No caso de renegociar entre 1º e 23 de dezembro, o abatimento da correção cai para 60% e os juros terão desconto de 80%.

O contribuinte terá duas opções de parcelamento. Se decidir parcelar em até quatro parcelas (entrada e mais três prestações) vai ganhar 60% de desconto da atualização monetária e dos juros de mora. Caso prefira renegociar a dívida em 12 parcelas, não vai pagar os juros do financiamento; terá isenção dos juros de mora, mas em compensação as parcelas serão atualizadas pelo IPCA-e.

Nos siga no Google Notícias