ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Enxurrada abre rachadura em asfalto de rua nova próxima ao shopping

Aline dos Santos e Paula Vitorino | 27/01/2012 12:42

Em vez de dar os reparos finais – com a colocação de gramas e guard rail - a sexta-feira foi para contabilizar estragos

Rachadura foi aberta em rua que ainda não foi inaugurada. (Foto: João Garrigó)
Rachadura foi aberta em rua que ainda não foi inaugurada. (Foto: João Garrigó)

Em vez de dar os reparos finais – com a colocação de gramas e guard rail - a sexta-feira foi para contabilizar estragos na obra próxima ao shopping Campo Grande. A inauguração seria amanhã, mas, literalmente, entrou água.

Ontem, a soma de uma chuva de 91 milímetros em 55 minutos, rompimento da quarta barragem no córrego Sóter e o transbordamento do lago do Parque das Nações transformaram a Via Parque num rio. O saldo foi uma rachadura na nova rua, que ainda nem foi utilizada, e erosão às margens do córrego Sóter, que afundaram o asfalto.

“Com a rachadura, fica muito perigoso passar. Vamos ter que refazer todo o asfalto”, afirma o engenheiro da Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação), Francisco Torres Martinez. A rua Mauro Rogério de Barros Vanderlei vai facilitar o acesso a Rubens Gil de Camilo, cortando a avenida Afonso Pena.

Água infiltrou no asfalto e abriu erosão às margens do córrego. (Foto: João Garrigó)
Água infiltrou no asfalto e abriu erosão às margens do córrego. (Foto: João Garrigó)

O engenheiro explica que a enchente veio por cima do asfalto, infiltrando no terreno. Toda a obra custou R$ 11 milhões. De acordo com Martinez, a galeria subterrânea não teve a estrutura abalada.

A galeria foi construída justamente para regular a vazão da água em dias de fortes chuvas, com 220 metros de canal de concreto, com 7,5 metros de largura e três metros de altura, além de uma bacia de retenção e muro de arrimo.

Ele avalia que os reparos deverão levar 15 dias úteis, que na linguagem das obras significa quinze dias sem chuva. Para o engenheiro, os estragos foram maiores porque a obra era nova. “O asfalto era recente, a grama foi levada porque não tinha se enraizado”, afirma.

Hoje, as equipes da prefeitura trabalham na remoção dos entulhos. A obra com novo sistema viário, iluminação pública e paisagismo, é em complemento ao projeto de revitalização da avenida Afonso Pena.

A chuva forte alagou ruas e causou uma morte. Um motociclista caiu ontem em um bueiro na rua Vítor Meireles, no bairro Universitário, e foi encontrado morto na manhã de hoje no bairro Colibri, a dois quilômetros do bueiro.

Nos siga no Google Notícias