ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Fazendeiros dizem que só vendem terras se pagamento for em dinheiro

Aline dos Santos | 24/06/2013 11:18
Reunião em Campo Grande procura caminhos legais para indenizar fazendeiros. (Foto: Marcos Ermínio)
Reunião em Campo Grande procura caminhos legais para indenizar fazendeiros. (Foto: Marcos Ermínio)

Solução que consegue unir índios e fazendeiros, o pagamento pela terra nua domina a reunião do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), realizada hoje em Campo Grande.

Na última quinta-feira, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, anunciou que será feito um levantamento de estoque de terras para resolver o conflito fundiário e que, numa solução excepcional, o valor a ser pago pelos 15 mil hectares em Sidrolândia, a terra Buriti, será anunciado em 5 de agosto.

“É a questão mais delicada. O pagamento da terra nua”, admite o coordenador do Comitê Executivo Nacional do Fórum de Assuntos Fundiários do CNJ, Rodrigo Rigamonte. O grupo de trabalho também vai levantar a extensão de terras confiscadas do tráfico de drogas, que pode ser repassada a índios ou fazendeiros.

“A comissão trabalha com duas perspectivas. A primeira, de ação imediata, é para apaziguar os ânimos. No segundo procedimento, a questão mais genérica”, afirma o magistrado. Ou seja, primeiro uma resposta para os terenas, etnia do índio Oziel Gabriel, de 35 anos, que morreu em 30 de maio durante desocupação em Sidrolândia e, depois, para a questão fundiária no resto do Estado. Para o juiz, as soluções adotadas no Estado poderão servir de modelo em outros locais.

Sobre a possibilidade do pagamento pela terra, Rodrigo Rigamonte afirma que é possível fazer a indenização sem mudar a Constituição Federal. Atualmente, quando é demarcada reserva indígena, a União paga somente pelas benfeitorias, por considerar que a terra passa a fazer parte do patrimônio do governo federal. Contudo, uma alternativa é mudar a Constituição Estadual, para que a legislação, a exemplo do Rio Grande do Sul, passe a prever indenização.

Representante da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária), o advogado Gustavo Passarelli afirma que os fazendeiros querem pagamento em dinheiro, no valor de mercado. “Não querem Título de Dívida Agrária”, esclarece.
Para o advogado, o dinheiro pode ser repassado da União para um fundo estadual, que já foi criado.

Outras opções são desapropriação por interesse social ou declaração de ato ilícito do Estado e União, que concederam a posse da terra aos fazendeiros. Desta forma, os produtores rurais serão terceiros de boa-fé e poderão ser ressarcidos. Como várias áreas não foram demarcadas, portanto, não pertencem oficialmente à União, primeiro se compra e depois demarca.

“Não é um erro do produtor, não é um erro do índio. É um erro do Estado”, avalia o líder guarani Anastácio Peralta. Segundo ele, os indígenas exigem as terras tradicionais, portanto não aceitam mudar de área. “Queremos a terra tradicional, existe algo espiritual”, afirma.

Sobre a solução começar pelos terenas, ele não vê dificuldades. “Tem que ter um cronograma daqui para frente. Mas alguém tinha que começar primeiro”, relata. Novas reuniões serão realizadas nos dias 9 e 24 de julho. Depois, a comissão do CNJ vai elaborar relatório.

Nos siga no Google Notícias