ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Funasa auxilia municípios de MS em políticas de destinação de resíduos sólidos

Flávia Lima | 19/07/2015 12:24
Em Terenos, os técnicos visitaram a UTR (Unidade de Tratamento de Resíduos (Foto:Divulgação)
Em Terenos, os técnicos visitaram a UTR (Unidade de Tratamento de Resíduos (Foto:Divulgação)

Com a finalidade de auxiliar municípios de Mato Grosso do Sul quanto a destinação de resíduos sólidos, técnicos da Funasa visitaram, no segundo trimestre deste ano, o município de Jaraguari para dar continuidade às ações, já implementadas, de destinação dos resíduos sólidos urbanos

As ações de estudo visam uma melhor destinação do lixo da cidade, uma vez que, sem a adequada separação, por não haver uma cooperativa de catadores, toda coleta executada é destinada ao lixão do município vizinho, Bandeirantes.

Os técnicos do Sesam (Serviço de Saúde Ambiental) visitaram o local onde está sendo depositado o lixo proveniente da coleta urbana do município. Na estrutura existe energia elétrica, reservatório elevado tipo taça, além de poço tubular profundo financiado com recurso da Fundação.

Esta é a continuidade de uma ação implementada no ano passado para construção e apoio ao programa de educação ambiental, voltado à destinação adequada dos rejeitos de Jaraguari. O município pretende implantar o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e a coleta seletiva das áreas urbanas até o mês de setembro deste ano.

Já no município de Terenos, além de conhecer a UTR (Unidade de Tratamento de Resíduos), para onde é destinada toda coleta de lixo da cidade, os técnicos se reuniram com o secretário municipal de Meio Ambiente, Henrique Wancura Budke e com o responsável pela execução do projeto, Roberto Alexandre Cunha, para conhecer a metodologia da Fundação, que será utilizada na execução do Projeto de Fomento em Saúde Ambiental, já que a Funasa também auxilia os municípios no apoio técnico dos projetos e aplicação dos métodos para o desenvolvimento de cada cidade.

Para o Superintendente da Funasa, Aristides Ortiz, a pareceria entre o órgão e os municípios reforçam a importância da inclusão e participação da população para a realização dos trabalhos, pois, segundo ele, a interação nos projetos desenvolvidos incentiva a conscientização quanto a importância de preservação do meio ambiente.

Nos siga no Google Notícias