ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Governo apresenta proposta agora à tarde para evitar greve dos professores

Antonio Marques | 20/05/2015 12:51
Governo deve apresentar proposta aos professores nesta tarda para evitar ameaça de greve (Foto: Antonio Marques)
Governo deve apresentar proposta aos professores nesta tarda para evitar ameaça de greve (Foto: Antonio Marques)
A segunda reunião na governadoria foi com os policiais civis. Durante o dia mais 5 sindicatos seriam recebidos (Foto: Antonio Marques)
A segunda reunião na governadoria foi com os policiais civis. Durante o dia mais 5 sindicatos seriam recebidos (Foto: Antonio Marques)

Em reunião ocorrida no gabinete do governadoria na manhã de hoje, 20, com representantes da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), o governo não apresentou proposta concreta e os educadores deram um prazo até as 13:30 de hoje, senão ameaçam manter o indicativo de greve a partir de segunda-feria, 25.

O presidente da Fetems, Roberto Botarelli, foi recebido pelo secretário de Governo e Gestão, Eduardo Riedel, a secretária de Educação, Maria Cecília da Mota, o assessor Legislativo do Governo, Felipe Mattos, e o procurador geral do Estado, Adalberto Neves Miranda. A reunião iniciou ás 8:20 e, ao final de mais de duas horas, pouco avançou nas negociações.

Roberto Botarelli disse que o governo chegou a sugerir algo, começar a pagar os 10,98%, para compor os 30% que restam para integralizar o piso salarial do professor, a partir de 2016 durante oito anos, o que foi recusado pelos representantes da Federação, incluindo o tesoureiro, Jaime Teixeira, o advogado Ronaldo Franco, o secretário de administrativo da Educação, Wildes Ovando, e o secretário de políticas púclicas, Plácido da Rosa.

No término da reunião, a secretária de Educação Maria Cecília da Mota disse que o governo é a favor do reajuste solicitado pelos professores, mas que é necessário cautela nas negociações para evitar problemas no futuro. “Estamos tendo cautela nas contas para podermos cumprir o pagamento”, afirmou ela, acrescentando que sua expectativa é que não ocorra paralisação da categoria.

Os sindicalistas deram prazo até as 13:30h de hoje para que o governo apresente algo concreto no sentido de pagar parte dos 10,98% ainda neste ano. Às 14 horas acontece a reunião da direção da Fetems com os presidentes dos sindicatos municipais dos trabalhadores em educação. “Nesta reunião vamos apresentar a proposta do governo. Na quinta-feira vão ocorrer as reuniões nos municípios com professores. Eles vão decidir se acatam ou não a posição do Estado”, explicou Roberto Botarelli.

Mais reuniões – depois da reunião com representantes da Fetems, os secretários permaneceram no gabinete para receberem o Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis). Ainda receberiam pela manhã, os dirigentes da ACS (Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros).

Na agenda da tarde, aconteceriam reuniões com sindicalistas do Sintess (Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social), o Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária) e do Sinder (Sindicato dos Trabalhadores do Dersul e Agesul).

Segundo a assessoria do Governo, todas as reuniões vão tratar de negociações salariais dos servidores do Estado. O presidente da ACS, Edimar Soares da Silva, ao chegar a Governadoria, disse que esperava uma proposta além do reajuste zero, apresentado anteriormente, mas sua expectativa de avanço seria uma conversa com o próprio governador Reinaldo Azambuja, que pode ocorrer na próxima semana. “O Reinaldo ficou de nos receber na outra semana e aí esperamos avançar nas negociações”, relatou.

Os policiais militares e bombeiros realizam assembleia geral no próximo dia 30 e há ameça de aquartelamento na pauta se não houver reajuste salarial em 2015. Edmar lembrou que o governo anterior recebia as propostas dos servidores e marcava outra reunião para uma resposta, positiva ou negativa. “Havia uma dinâmica que não aconteceu até o momento”, reclamou o presidente da ACS.

Nos siga no Google Notícias