ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Guarda treina com armas não letais para iniciar policiamento ostensivo

Kleber Clajus e Renan Nucci | 23/02/2015 09:47
Grupo de 235 guardas recebe treinamento até a segunda quinzena de março (Foto: Marcos Ermínio)
Grupo de 235 guardas recebe treinamento até a segunda quinzena de março (Foto: Marcos Ermínio)
Conforme Olarte, forças de segurança atuarão de forma integrada para coibir violência na Capital (Foto: Marcos Ermínio)
Conforme Olarte, forças de segurança atuarão de forma integrada para coibir violência na Capital (Foto: Marcos Ermínio)

A Guarda Municipal iniciou, nesta segunda-feira (23), treinamento para atuar no policiamento ostensivo com armas não letais, em Campo Grande. Grupo de 235 guardas municipais integram cinco equipes que devem estar nas ruas a partir da segunda quinzena de março. Mesmo que não vinculado, o processo antecede capacitação para uso de armas de fogo.

O secretário municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja, afirmou ser este o primeiro passo no preparo da corporação para o combate a violência na Capital e reforço na segurança das próprias equipes.

Com carga horária de 20 horas, os agentes serão capacitados pela Polícia Militar no CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças). Inicialmente o processo abrange uso de armas não letais como spray de pimenta, cassetete e armas de choque, sendo ainda antecessor as avaliações psicotécnicas e funcionais para posterior treinamento de porte de arma de fogo. A expectativa é de que ao menos 900 dos 1,3 mil guardas municipais passem por ambos os processos até o final do ano.

Azambuja esclarece que nem todos os guardas irão utilizar armas, uma vez que a proposta é de que em cada equipe de quatro um esteja armado para garantir a segurança dos demais. O porte, ao contrário do que ocorre com policiais militares, não será individual e sim coletivo com o armamento armazenado nas bases operacionais da corporação.

Para o prefeito Gilmar Olarte (PP), o objetivo “não é dividir nem centralizar o combate a violência, mas somar com as polícias Militar e Civil para garantir a proteção do cidadão”. Na solenidade hoje também esteve presente o comandante geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Oliveira.

Somente no período de Carnaval, em conjunto com policiais militares, os agentes abordaram 203 pessoas e encaminharam 14 para delegacias de Campo Grande, a maioria após brigas em eventos promovidos no município.

Controvérsia – Um dos pontos controversos sobre a atuação da Guarda Municipal continua sendo o trânsito, embora convênio com o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) permita aplicação de multas no âmbito estadual e municipal.

Emissão de alto número de multas criou controvérsia, em janeiro, entre os agentes e a Polícia Militar, após Valério Azambuja justificar o fato “ao quase completo abandono a que a fiscalização de trânsito foi submetida pelo órgão de policiamento militar, no ano passado”.

A declaração foi rejeitada pela Associação dos Oficiais Militares de Mato Grosso do Sul, que protocolou interpelação judicial pedindo esclarecimentos do secretário.

Nos siga no Google Notícias