ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Inscrição ao Instituto Mirim começa com expectativa de atrair 3,5 mil

Entrevistas serão de 10 a 19 de dezembro. Data da divulgação do resultado e número de vagas ainda não foram anunciados

Nadyenka Castro e Mariana Lopes | 13/11/2012 09:51
Gabriel e o pai, que mostra carteiras de trabalho para dar exemplo ao filho. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Gabriel e o pai, que mostra carteiras de trabalho para dar exemplo ao filho. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Edineide Rosa fala que expectativa é de receber 3,5 mil inscrições. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Edineide Rosa fala que expectativa é de receber 3,5 mil inscrições. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Adolescentes interessados em ingressar no mercado de trabalho com ajuda do Instituto Mirim de Campo Grande já podem se candidatar a uma vaga no programa municipal.

As pré-inscrições podem ser feitas a partir desta terça-feira até o dia 30 deste mês. De acordo com a coordenadora do Serviço Social do Instituto Mirim, a expectativa é receber 3,5 mil pedidos de ingresso no programa de qualificação profissional.

As pré-inscrições podem ser feitas apenas pela internet, sistema que deu fim às filas que em anos anteriores começavam se formar um dia antes, com pais e filhos em busca de uma vaga. O endereço eletrônico é www.capital.ms.gov.br/mirim

Quem não tiver acesso à internet em casa, pode procurar o Instituto Mirim de segunda à sexta-feira das 8h às 11h, e das 13h às 16h; escolas que participam do projeto Escola Viva e ainda os telecentros.

Ao confirmar a pré-inscrição, o candidato visualiza protocolo com a data e horário da entrevista de seleção. As entrevistas serão realizadas de 10 a 19 de dezembro e serão feitas com todos que se inscreveram, garante Edineide Rosa.

Conforme a coordenadora, a data da divulgação da relação dos aprovados e o número de vagas ainda não foram anunciados devido à mudança na administração municipal.

Podem participar do Instituto Mirim adolescentes de 14 a 15 anos, com escolaridade a partir do 8º ano e com renda familiar igual ou inferior a três salários mínimos. No dia da entrevista, o candidato deve estar acompanhado de um responsável.

Atualmente, há 1,1 mil ‘mirins’ trabalhando e 700 em qualificação, que tem duração de um ano e só participa quem tiver boas notas no ensino regular.

Expectativa – Para conseguir uma vaga para o filho de 15 anos, Antônio Ricardo Barbosa, 84 anos, foi até a unidade II do Instituto Mirim na manhã desta terça-feira.

“É importante começar a trabalhar cedo para aprender a se virar sozinho”, disse o aposentando, mostrando as quatro carteiras de trabalho totalmente preenchidas.

Para Gabriel Gonçalves Barbosa, o filho, começar a trabalhar ainda adolescente é fundamental “para o futuro”. “Foi uma escolha minha”, afirma.

Problema no servidor do Instituto Municipal de Tecnologia da Informação atrasa o início das pré-inscrições. A previsão é de que a situação seja resolvida até o fim da manhã.

Nos siga no Google Notícias