ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Pela 3ª vez na história, defensoria faz eleição democrática para defensor-geral

Ricardo Campos Jr. | 16/04/2015 16:11

Pela terceira vez em 34 anos de existência, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realiza eleição democrática para compor a lista tríplice de indicações para o cargo de defensor público-geral, o mais alto da instituição. Até 2011, segundo a assessoria do órgão, apenas defensores de segunda instância podiam se candidatar.

Com a abertura a todos os demais defensores acima de 35 anos, concursados e estáveis, houve oito candidaturas. Todos os 173 defensores do estado escolherão três nomes cada. Os mais votados terão os nomes enviados ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para a decisão final.

As opções de escolha são: Almir Silva Paixão, Carmen Silvia Almeida Garcia, Helkis Clark Ghizzi, João Miguel de Souza, Juliana Claudia Honório Lyrio, Luciano Montalli, Olga Lemos Cardoso de Marco e Reginaldo Marinho da Silva.

Entre as funções do eleito está a chefia da comissão de concursos públicos, integrar o conselho superior do órgão e deliberar a respeito de processos e ações sob responsabilidade da instituição.

O pleito será das 8h às 18h na sede do órgão, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Como a apuração deve sair apenas na sexta, e segunda e terça-feira são pontos facultativos por conta do feriado de Tiradentes, a publicação do resultado deve ser feita apenas na quarta-feira.

Além do defensor-geral, a instituição pública, que fornece auxílio jurídico gratuito a pessoas com hiposuficiência financeira, conta com uma corregedoria cuja responsabilidade é fiscalizar as atividades do órgão.

No Conselho Superior, além do defensor-geral, dos dois subdefensores gerais e do corregedor, fazem parte outros seis membros eleitos e oito suplentes.

Nos siga no Google Notícias