ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Prefeitura convoca diretores de hospitais para reorganizar atendimento

Após prefeito ‘sumiço’ de médicos do HU e superlotação na Santa Casa, Sesau chamou reunião

Anahi Zurutuza | 16/01/2017 19:56
Prefeito percorreu corredores de hospitais e enfermarias e conversou com pacientes no domingo (Foto: Richelieu de Carlo/Arquivo)
Prefeito percorreu corredores de hospitais e enfermarias e conversou com pacientes no domingo (Foto: Richelieu de Carlo/Arquivo)

Convocados pela Prefeitura de Campo Grande, diretores do Hospital Universitário e da Santa Casa se reúnem com representantes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) na manhã desta terça-feira (17) para debater problemas identificados pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) durante visita surpresa na manhã de domingo (15). Enquanto o maior hospital do Estado estava sobrecarregado, médicos plantonistas não foram encontrados no HU.

O prefeito, o secretário de Saúde, Marcelo Vilela, e a secretária-adjunta de Saúde, Andressa De Lucca Bento, foram primeiro à Santa Casa e o prefeito questionou o porquê da lotação. Médicos do hospital revelaram que o HU estava recebendo pacientes com “trauma leve”.

Marquinhos seguiu até a unidade hospitalar anexa à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e também encontrou os corredores lotados, mas as cinco salas da ala de ortopedia estavam vazias e nenhum médico prestava atendimento no horário do almoço.

Segundo a Sesau, “a situação fere um acordo de 2012, que definiu o Hospital Universitário como um dos responsáveis pelo atendimento de trauma leve em Campo Grande”.

A direção do HU informou, nesta segunda-feira (16), que o médico plantonista da ortopedia não foi localizado porque estava almoçando. Pelo menos esta foi a justificativa dada pelo profissional à superintendência, que abriu sindicância para apurar o caso.

A escala de fim de semana previa um médico e um residente de plantão, segundo a direção do HU, e no domingo mesmo, a diretora técnica Ana Lúcia Lyrio de Oliveira garantiu que tomaria as providências, porque os profissionais não poderiam se ausentar ao mesmo tempo. “Se um sair o outro tem que ficar", disse à reportagem no domingo.

Santa Casa – O reflexo do fim de semana de superlotação continuou a ser sentido nesta segunda-feira na Santa Casa. Pela manhã, 30 pacientes da ala de ortopedia aguardavam para passar por cirurgia. À tarde, 25 ainda esperavam para serem operados.

Nos siga no Google Notícias