ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Prefeitura estuda parceria com o Exército para utilizar sistemas de informações

Flávia Lima | 18/11/2015 08:11
Exército se reuniu com representantes da prefeitura para expor os sistemas de informação. (Foto:Divulgação)
Exército se reuniu com representantes da prefeitura para expor os sistemas de informação. (Foto:Divulgação)

A prefeitura da Capital está firmando pacto com o Exército a adesão ao SISNACC (Sistema Nacional de Comunicações Críticas). A parceria irá garantir a administração municipal, o acesso às informações do Sistema de Radiocomunicação Digital Troncalizado e do Sistema de Monitoramento de Fronteiras. Os sistemas já foram utilizados, com sucesso, durante a Copa do Mundo no país, auxiliando as polícias.

Hoje, 20 cidades brasileiras são cobertas pelo sistema de rádio e vários órgãos federais e estaduais têm demonstrado interesse em estabelecer parcerias para que seja possível o compartilhamento das informações.

Entre os órgãos que já aderiram aos sistemas estão a Receita Federal, Força Aérea Brasileira, Departamento Penitenciário Nacional, Força Nacional de Segurança, Polícia Civil do Distrito Federal e secretarias de Segurança Pública do Piauí e Paraná, além da PM de Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Caso as negociações avancem, Campo Grande será a primeira cidade do país a ter uma Guarda Civil Municipal utilizando um sistema de alta tecnologia de telecomunicações totalmente digital, a exemplo de países como Inglaterra e Estados Unidos.

Nesta primeira fase o Exército fez a cedência de toda a sua infraestrutura de rede, cedendo também diversos aparelhos comunicadores transceptores digitais com tecnologia GPS para que a Guarda Civil possa fazer uso, testando seu alcance e durabilidade. Como possui um protocolo digital e criptografado, o sistema impede totalmente que a rede possa ser invadida e seus dados copiados.

Nos siga no Google Notícias