ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Prestes a ser reinaugurada, Praça Ary Coelho gera curiosidade e lembranças

Luciana Brazil | 26/07/2012 08:27
Da janela do apartamento, Dona Sina acompanha diariamente a revitalização da praça. (Foto:Luciana Brazil)
Da janela do apartamento, Dona Sina acompanha diariamente a revitalização da praça. (Foto:Luciana Brazil)
Por trás das árvores, o novo coreto da praça revitalizada. (Foto: Luciana Brazil)
Por trás das árvores, o novo coreto da praça revitalizada. (Foto: Luciana Brazil)

A menos de um mês para sua inauguração, a Praça Ary Coelho, em Campo Grande, tem gerado expectativa na população que transita pelo centro da cidade. Quem passa pelo local não deixa de dar uma espiadinha na obra, iniciada quase um ano atrás.

Entre as novas grades, cobertas com lonas pretas, é possível avaliar como andam as intervenções, e os curiosos sempre dão um jeitinho de olhar mais de perto. A curiosidade só é maior para quem pode acompanhar a reforma de camarote.

Em frente à praça, do alto de sua janela, a aposentada Sina, 78 anos, espera e segue atentamente cada passo da revitalização. Cheia de histórias, assim como a praça, ela relembra os tempos tranquilos do local e já garante que o lugar ficará lindo.

“Antigamente, eu levava meu neto e era uma maravilha, um paraíso para as crianças, tinha até escorregador. A gente tinha tranquilidade e liberdade. Sentávamos no banco da praça e era muito bom”, contou.

Segundo ela, logo cedo, pela janela, a “vistoria” já é feita. “Assim que eu acordo venho ver como está a reforma. Vai ficar linda, estou encantada. Inclusive, vai ter uma iluminação diferenciada”, completou. Assim como dona Sina, em outro edifício, também de frente à praça, os moradores acompanham as obras.

“A gente não vê a hora das obras acabarem para poder dar uma volta”, disse dona Maria que já mora no prédio há 12 anos.

Nas ruas, os comentários apontam que a reforma deverá diminuir a presença de usuários de droga e também a prostituição que acontecia no local.

Do alto é possível ver quando as pessoas passam olhando para a reforma. (Foto:Luciana Brazil)
Do alto é possível ver quando as pessoas passam olhando para a reforma. (Foto:Luciana Brazil)
Alex fez uma parada para olhar as obras. (Foto:Pedro Peralta)
Alex fez uma parada para olhar as obras. (Foto:Pedro Peralta)

Diariamente passando pela praça e acompanhando a reforma, o protético Alex Novaes, 22 anos, diz que o local sempre foi bagunçado, mas com as grades a situação deve melhorar. "Eu só espero que melhore o vandalismo e que fique sempre bonita".

Com a obra, os campo-grandenses acreditam na melhoria da região central da cidade. “Vai trazer beleza para Campo Grande. A grade vai impedir a presença de usuários de drogas, além da prostituição. Uma capital como a nossa não poderia continuar com a praça como estava”, contou a secretária Dolores Ramires, 49 anos.

Para a dona de casa, Marineuza Gonçalves, 37 anos, a demora na reforma deverá “trazer uma praça muito linda”. “Já sentei muitas vezes aqui para passar o tempo. Espero que a revitalização traga um lugar aconchegante, já que está demorando tanto para ficar pronta”.

A ação da prefeitura é vista com bons olhos e quando se fala em expectativa fica quase impossível não recordar as histórias já vividas no lugar. O servidor público Sebastião Silva, 53 anos, lembra os tempos em que o pai jogava dama na praça. "Eu costumava vir com ele".

Porém, diferente de outros entrevistados, ele acredita que a obra andou rápido demais. “Pelo tempo, acho que a reforma não foi feita com qualidade, mas diante do que tínhamos, com certeza ficará bem melhor”, frisou.

A cidade e os moradores merecem uma bela praça, como afirmou dona Sina, que ainda deu algumas dicas. "Acho que só vai faltar a poda dos galhos secos, dessas árvores mais altas, porque assim a gente pode ver melhor daqui de cima", concluiu bem-humorada.

A inauguração da Praça Ary Coelho está prevista para o dia 22 de setembro, como parte da programação do aniversário de 113 anos de Campo Grande. Recentemente, o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) afirmou que a praça era a "cereja do bolo".

Para os moradores, fica a expectativa da inauguração e de como ela ficará depois das obras.

Nos siga no Google Notícias