ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Após acordo com lideranças, PM inicia dia 14 policiamento na reserva indígena

Helio de Freitas, de Dourados | 11/09/2015 16:16
Policiais federais durante Operação Tekoha na reserva de Dourados; PM vai atuar nas aldeias a partir da semana que vem (Foto: Divulgação)
Policiais federais durante Operação Tekoha na reserva de Dourados; PM vai atuar nas aldeias a partir da semana que vem (Foto: Divulgação)

A Polícia Militar começa segunda-feira (14) a fazer rondas nas aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados, a 233 km de Campo Grande. O policiamento na reserva mais populosa de Mato Grosso do Sul, onde moram pelo menos 15 mil índios, foi definido em reunião nesta sexta-feira (11) entre lideranças das aldeias e o comandante da PM em Dourados, tenente-coronel Carlos Silva.

O início do policiamento nas aldeias foi definido dois dias após o protesto de índios terena e guarani-kaiowá, que na quarta-feira chegaram a bloquear a MS-156, que liga Dourados a Itaporã, e prometeram interditar a rodovia “por tempo indeterminado” se nenhuma medida fosse tomada até a próxima semana. A rodovia corta a reserva indígena.

Segundo os índios, as aldeias ficaram sem nenhuma segurança depois que os homens da Força Nacional foram removidos para o município de Antonio João, onde há conflitos por terra com fazendeiros.

Carlos Silva informou que o policiamento será feito da mesma forma como é executado nos bairros da cidade. “Primeiro vamos fazer o trabalho ostensivo, para reprimir o tráfico de drogas e outros crimes, e depois a Polícia Militar vai manter o trabalho preventivo”.

Segundo ele, o trabalho na reserva segue determinação da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul. Em julho, o secretário adjunto, Helton Fonseca Bernardes, participou de reunião com os índios em Dourados e anunciou que medidas seriam tomadas para garantir mais segurança aos moradores das aldeias.

Localizada a 5 km do Centro de Dourados, a reserva indígena apresenta altos índices de violência, principalmente assassinatos, estupros e tráfico de drogas.

Nos siga no Google Notícias