A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

19/05/2013 13:51

Após tensão, domingo é calmo em fazenda ocupada por índios

Viviane Oliveira e Mariana Lopes
Terenas permanecem no local e dizem que só vão sair após decisão TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região de São Paulo. (Foto: Marcos Ermínio)Terenas permanecem no local e dizem que só vão sair após decisão TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região de São Paulo. (Foto: Marcos Ermínio)

Depois de um dia tenso, hoje o clima amanheceu calmo na fazenda Buriti, ocupada por índios terena há 4 dias. O grupo permanece no local, mesmo depois de ter vencido o prazo para deixar a propriedade rural, localizada na região de Sidrolândia.

Veja Mais
Em clima de guerra, índios tomam fazenda Buriti e barram imprensa
Perto de prazo para sair de fazenda em Sidrolândia, índios invadem sede

Com o rosto pintado, usando porretes e flechas o grupo invadiu desde ontem a sede da fazenda, que pertence a Jussimara Bacha. Até então, os terenas estavam restrito a uma área no campo.

Os índigenas montaram barracas e já começaram a plantar na propriedade.

Na última quinta-feira, saiu decisão judicial para que quatro fazendas fossem desocupadas: Querência São José, Santa Helena, Buriti e a Cambará. Foi costurado um acordo para que os 500 indígenas deixassem as fazendas até as 15h de ontem.

Após a decisão de juízes do Estado, os terenas disseram que só vão deixar a área se a decisão vier do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região de São Paulo, a quem devem recorrer da reintegração de posse dada ao proprietário da fazenda Buriti.

Índios terenas ocupam desde maio de 2011, a fazenda 3R, também da família Bacha. A série de ocupações é parte da reivindicação dos 17 mil hectares da aldeia Buriti que estão na posse de fazendeiros e que foram identificados em 2011 como terras indígenas. Atualmente, cerca de cinco mil índios vivem em apenas 2,1 mil hectares.

Perto de prazo para sair de fazenda em Sidrolândia, índios invadem sede
Os índios invadiram a sede da fazenda Buriti, em Sidrolândia, neste sábado, quando vence o prazo para que eles deixem a propriedade rural. Informaçõe...
Cinco pessoas são atingidas por raio em colheita de cana e uma morre
Um trabalhador rural identificado como Abmael Fernandes dos Santos, de 30 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (7) ao ser atingido por um raio en...



A calma volta a reinar na comunidade dos terenas da aldeia Buriti, após a retirada pela PF dos invasores que teimavam em desocupar a área indígena.
 
samuel gomes-campo grande em 19/05/2013 16:28:32
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions