ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Em clima de guerra, índios tomam fazenda Buriti e barram imprensa

Aline dos Santos e Francisco Júnior, de Sidrolândia | 18/05/2013 15:55
Índios invadiram fazenda na última terça-feira. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Índios invadiram fazenda na última terça-feira. (Foto: Vanderlei Aparecido)

Em clima de guerra, 600 índios tomaram a fazenda Buriti, em Sidrolândia. Hoje, às 15h, vencia o prazo para a saída dos terenas, que estão na propriedade rural desde quarta-feira.

A imprensa foi recepcionada por índios armados com porretes e facão. Encapuzados e com pinturas pelo corpo, o grupo foi taxativo. Os jornalistas não poderiam entrar na fazenda, nem fazer fotografias ou anotar entrevistas. As ordens foram dadas ao som de rojões.

O procurador Emerson Kalife Siqueira, do MPF (Ministério Público Federal), foi ao local para negociar com os índios. No inicio da tarde, os terenas invadiram a sede da fazenda, que pertence a Jussimara Bacha. Informações dão conta que Ricardo Bacha e a família foram retirados às pressas pela PF (Polícia Federal), que desde o começo da invasão monitora a situação.

Segundo o vereador indígena Cleidinaldo Marcelino Cotocio (PP), o movimento foi pacífico. Ele também nega que o grupo esteja armado. “Falam que índio é preguiçoso, mas já estão gradeando a terra, preparando o plantio”, afirma.

Dono da fazenda Quitéria São José, invadida pelos índios há três meses, Paulo Bacha estava a caminho da fazenda do primo, mas desistiu de prosseguir ao saber da nova situação. Ele conta que o grupo já matou 300 cabeças de gado e fez sua mãe refém.

Na fazenda Cambará, também ocupada nesta semana, os terenas estão acampados na entrada do imóvel rural. O acesso é impedido por galhos de árvores. Na quinta-feira, saiu decisão judicial para que quatro fazendas fossem desocupadas: Querência São José, Santa Helena, Buriti e a Cambará. Foi feito um acordo para que os indígenas deixassem as fazendas até às 15h de hoje.

Os terenas ocupam desde maio de 2011, a fazenda 3R, também da família Bacha. A série de ocupações é parte da reivindicação dos 17 mil hectares da aldeia Buriti que estão na posse de fazendeiros e que foram identificados em 2011 como terras indígenas. Atualmente, cerca de cinco mil índios vivem em apenas 2,1 mil hectares.

Nos siga no Google Notícias