A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

30/05/2013 13:33

Cinegrafista é ferido por bala de borracha e diz que Polícia chegou atirando

Jéssica Benitez e Ângela Kempfer
Desocupação é marcada por confronto entre índios e policiaisDesocupação é marcada por confronto entre índios e policiais

O cinegrafista da TV Morena, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso do Sul, Osni Miranda, relatou ao Campo Grande News como foram as cinco horas que a equipe ficou presa na Fazenda Buriti em meio ao confronto entre índios Terenas e policiais, durante ação de reintegração de posse. Ele contou que foi ferido por um tiro de bala de borracha que passou de raspão em sua cabeça e garantiu que a força policial já chegou ao local atirando.

Veja Mais
Sobe para cinco número de índios feridos em confronto com a Polícia
Da área do conflito, índios dizem que vão resistir “até morrer” e acusam PF

A equipe teve acesso à fazenda por volta das 7h30 da manhã de hoje, antes da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e de Operações Especiais) adentrar o lugar. Toda movimentação foi filmada e a sede estava pegando fogo. Quando Osni e o repórter Osvaldo Nobrega já estavam indo embora a polícia chegou atirando, fazendo com que os profissionais formassem espécie de escudo entre indígenas e polícia.

Em 2003 o cinegrafista cobriu a mesma situação na Fazenda Buriti, também envolvendo Terenas, no entanto, em sua avaliação o cenário encontrado hoje está mais hostil. Para preservar a imprensa, jornalistas foram impedidos de acompanhar a desocupação, sendo barrados na estrada que dá acesso à local. A equipe da TV Morena foi liberada agora pouco. Até o momento um índio foi morto por tiro e outros cinco estão feridos. 

Embate – No último dia 15 índios Terenas invadiram a Fazenda Buriti e receberam ordem judicial para sair do lugar no mesmo dia. A reintegração, porém, não foi efetuada e acabou sendo cancelada. Ontem uma audiência na Justiça Federal foi realizada, mas acabou sem acordo resultando no cumprimento da reintegração de posse.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions