A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

30/08/2015 15:17

Clima volta a ficar tenso entre índios e fazendeiros e Força Nacional intervém

Priscilla Peres e Antônio Marques, enviado especial a Antônio João
Força Nacional, Exército e DOF estão no local. (Foto: Marcos Ermínio)Força Nacional, Exército e DOF estão no local. (Foto: Marcos Ermínio)
(Foto: Marcos Ermínio)(Foto: Marcos Ermínio)

O clima voltou a ficar tenso entre indígenas e fazendeiros nesta tarde (30), quando os índios chegaram com o corpo de Semião Fernandes Vilhalva, 24, morto ontem durante conflito, para velar na sede da fazenda Fronteira, retomada pelos proprietários.

Veja Mais
Indígenas caminham por 3 km em cortejo de liderança morta em conflito
Prefeito decreta emergência e pede à Funai alimentos para índios com fome

A Força Nacional e o Exército tiveram que intervir para evitar novo confronto em área de conflito de Antônio João - distante 279 km de Campo Grande.

Os indígenas caminharam por cerca de 3 km em cortejo com o corpo de Semião, que será velado hoje, com cerimônia a noite e enterrado amanhã, no mesmo local onde ele foi morto, próximo a um córrego da fazenda Fronteira.

Os indígenas queriam que o velório fosse realizado na sede, mas foram impedidos pelos fazendeiros que estão no local. Cerca de 30 homens do Exército e 20 da Força Nacional negociaram com os índios para que as cerimônias de despedida sejam realizadas em uma outra casa, há cerca de 100 metros da sede.

Após discussões e ameaças de ambos os lados, a Força Nacional convenceu os indígenas de que para a própria seguraça deles, é melhor que eles mantivessem distância dos fazendeiros. O velório acontecerá na casa de um funcionário da fazenda, próximo ao córrego onde Semião estava quando foi morto.

A cerimônia de despedida deles acontece a noite e os militares farão a segurança de ambos durante todo o tempo, para evitar novos confrontos. Equipe do Campo Grande News está no local e acompanha o caso. 




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions