ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Delegacia inaugurada há 40 dias precisa ser interditada, afirma sindicato

Fernanda Yafusso | 26/10/2016 22:35
Celas ficaram totalmente destruídas após motim em delegacia de Chapadão do Sul (Foto: Sinpol-MS)
Celas ficaram totalmente destruídas após motim em delegacia de Chapadão do Sul (Foto: Sinpol-MS)

A delegacia de Chapadão do Sul, município distante 321 km de Campo Grande, e que foi inaugurada há 40 dias, precisará ser interditada após o motim dos presos ocorrido na última sexta-feira (21), segundo o Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul).

De acordo com o sindicato, a interdição da unidade será necessária pois as celas foram totalmente depredadas e o local está sem as mínimas condições de continuar funcionando.

Os 20 presos do sexo masculino que estavam custodiados no local, foram transferidos para as penitenciárias de Cassilândia e Paranaíba, após o motim realizado na semana passada. Apenas uma presa do sexo feminino ainda permanece na delegacia.

Além da destruição, a unidade também apresenta inadequações, segundo o sindicato, como uma sala de ambulatório para que os presos recebam assistência médica no local. Situação que, segundo o Sinpol, desvirtua a finalidade do prédio de custodiar os presos provisoriamente.

Solução - Na terça-feira (25) o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, e o diretor-presidente da Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário), Ailton Stropa Garcia, também estiveram na unidade de Chapadão do Sul para analisar a situação após o motim.

Segundo o secretário, o governador determinou que providências fossem tomadas para a recuperação da estrutura da delegacia. Além de um maior empenho da Agepen para que realize a implantação de um estabelecimento penal na cidade.

O secretário e o diretor-presidente da Agepen, estiveram também no prédio da antiga delegacia, realizando uma inspeção. O local poderá ser revitalizado e ampliado, para abrigar um estabelecimento penal.

Nos siga no Google Notícias