ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Famasul diz que índios já invadiram 14 fazendas na região de Sidrolândia

Nícholas Vasconcelos | 07/02/2013 15:01
Fazenda 3 R é uma das 14 propriedades invadias na região de Sidrolândia  e Dois Irmãos do Buriti. (Foto: Arquivo / Campo Grande News)
Fazenda 3 R é uma das 14 propriedades invadias na região de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti. (Foto: Arquivo / Campo Grande News)

A fazenda Querência São José é a 14ª propriedade rural invadida pelos índios Terena na região de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, segundo a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). A entidade enviou hoje um ofício para a PF (Polícia Federal) solicitando manutenção da ordem na região

A Querência São José foi ocupada na terça-feira (5) por um grupo de 60 índios, o que levou a proprietária, Maria Lourdes Lopes Bacha, 81 anos, registrar um boletim de ocorrência. Nas duas invasões anteriores a produtora rural conseguiu ganho de causa na Justiça.

Os indígenas pretendem ampliar a aldeia Buriti de 2 mil hectares para 17 mil hectares, enquanto o STF (Supremo Tribunal Federal) veda a ampliação das reservas já demarcadas.

De acordo com a família, a fazenda foi comprada no século 19 e herdada pelos atuais donos na década de 1960. Eles dizem que a situação é tensa e que 500 cabeças de gado já foram abatidas pelos índios nos últimos 16 anos.

Na manhã de hoje, a PF enviou agentes para área invadida para acompanhar funcionários da Funai (Fundação Nacional do Índio).

“A presença da Polícia trouxe um pouco mais de tranquilidade, porque agora temos a garantia de ir e vir”, explicou Paulo Bacha, filho da proprietária.

Os indígenas estavam acampados na fazenda 3R, que também é da família Bacha, e passou para a fazenda vizinha.

A 3R pertence ao ex-deputado estadual e ex-secretário de Fazenda Ricardo Bacha, que acompanha a movimentação no local.

Em 2011, cerca de mil índios armados com arcos e flechas invadiram a fazenda 3R e acamparam na divisa com a fazenda Buriti. Os Terena reivindicam 17 mil hectares na regiãoRelatórios declaram a terra como indígena, mas a posse ainda não foi dada aos índios.

Segundo dados do Sistema Famasul atualmente, são 53 propriedades invadidas no Estado.

Nos siga no Google Notícias