A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

17/12/2014 09:57

Governo do Estado libera R$ 1 milhão e UPA começa a funcionar amanhã

Helio de Freitas, de Dourados
Ao lado do prefeito Murilo Zauith, André Puccinelli deixa o prédio da UPA, no dia 17 de novembro (Foto: Eliel Oliveira)Ao lado do prefeito Murilo Zauith, André Puccinelli deixa o prédio da UPA, no dia 17 de novembro (Foto: Eliel Oliveira)

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Dourados, a 233 km de Campo Grande, começa a funcionar amanhã. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde da cidade, Sebastiao Nogueira. O prédio foi concluído há pelo menos dois anos, mas a prefeitura não tinha dinheiro para iniciar o atendimento à população.

Veja Mais
Pronta há dois anos, UPA funciona em dezembro, anuncia prefeitura
Fundação de Saúde abre nova seleção de funcionários para UPA e Hospital da Vida

Ao Campo Grande News, o secretário informou que a ativação na unidade de atendimento 24 horas será possível após a liberação de R$ 1 milhão por parte do governo do Estado. O convênio, com validade por 12 meses, será assinado sexta-feira, na própria UPA, pelo governador André Puccinelli e o prefeito Murilo Zauith (PSB). O ato marca também a inauguração da unidade, que começou a ser construída no fim de 2010.

O valor a ser repassado por André é referente aos meses de novembro e dezembro. Com a assinatura do convênio, o próximo governo terá de repassar, até dezembro de 2015, meio milhão de reais mensais ao município de Dourados para ajudar no custeio da UPA.

Em visita recente a Dourados, o governador eleito Reinaldo Azambuja (PSDB) criticou a medida adotada pelo atual mandatário do Estado, de firmar um compromisso que ele terá de cumprir. “A UPA está há um ano e meio fechada. Ele não pode fazer um compromisso para o nosso mandato. Quis fazer essa benesse de 500 mil por mês, mas nós é que vamos cumprir”, afirmou, no dia 28 de novembro.

“Vamos abrir na quinta-feira com atendimento espontâneo, com precaução, até estabilizar o serviço”, informou Sebastião Nogueira. A intenção da prefeitura, quando a unidade estiver em pleno funcionamento, é transferir para o local todos os serviços disponibilizados atualmente no PAM (Pronto Atendimento Médico), que deve ser transformado num centro de diagnósticos.

Trânsito – Para garantir mais segurança nas ruas de acesso à UPA, cujo movimento de veículos vai aumentar com o funcionamento da unidade, a Agência Municipal de Trânsito instalou semáforos de dois tempos nos cruzamentos da Avenida Coronel Ponciano com as ruas José Luiz da Silva e Frei Antônio, que ficam nas laterais da unidade. Essas duas vias foram transformadas em mão única.

Naquela região da cidade funcionam também a sede do DOF (Departamento e Operações de Fronteira), a agência do Detran, secretarias municipais de Saúde, Agricultura Familiar e de Educação e o Instituto de Identificação do Estado. Em frente à UPA, na Coronel Ponciano, a prefeitura já instalou dois novos pontos de ônibus.

Motorista embriagado atropela ciclista e foge sem prestar socorro
Guinovaldo Aguiar Gama, de 53 anos, foi preso em flagrante depois de ter atropelado um ciclista na região central de Itaporã, 227 quilômetros de Camp...
Rapaz foge de policial a paisana e abandona mochila com 18 kg de droga
Homem fugiu deixando uma mochila com 18 quilos de maconha, depois de ser abordado esta manhã (10) por um policial a paisana na rodoviária de Ponta Po...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions