A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

30/11/2011 08:00

Índios e entidades protestam nesta 4ª feira contra invasão de acampamento

Aline dos Santos e Francisco Júnior

Grupo vai se reunir na entrada do município de Aral Moreira e caminhar sete quilômetros

Acampamento foi invadido e lider está desaparecido. (Foto: João Garrigó)Acampamento foi invadido e lider está desaparecido. (Foto: João Garrigó)

Índios e representantes de entidades nacionais farão protesto nesta quarta-feira contra o atentado aos guaranis no acampamento Guaiviry, em Aral Moreira.

Cerca de 600 pessoas devem participar do movimento. Eles irão se reunir na entrada do município de Aral Moreira e caminharão sete quilômetros até o acampamento.

“Estamos aqui para mostrar que eles não estão mais sozinhos. Vamos mostrar a união dos povos indígenas. A gente veio mostrar força e cobrar do governo e a da justiça uma atitude para que as mortes de indígenas não continuem acontecendo”, disse o líder dos indígenas da região Sul do país, Kretã Kaingang.

Também participa do movimento a coordenação dos indígenas da Amazônia brasileira.

A invasão do acampamento ocorreu no dia 18 de novembro. Desde então, o líder indígena Nísio Gomes está desaparecido. Para os índios, ele foi morto. A PF (Polícia Federal) trata o caso como desaparecimento.

Na ação, foram utilizadas balas de borracha. Na semana passada, quando uma comitiva da Secretaria dos Direitos Humanos visitou o acampamento, foi definido que os índios seriam mantidos sob proteção da Força Nacional de Segurança.

Posteriormente, foi firmado um acordo entre os donos da fazenda onde estão, a Nova Aurora, permitindo a presença dos índios e assegurando o trabalho na lavoura dos funcionários da propriedade.




Força aos Guarani pela manifestação.
O caminho percorrido na conquista por seus direitos é um caminho sem volta!
Que o gOverno olhe para vocês pelo menos uma vez nunca vista antes na história deste país.
 
Adalto Lopes em 30/11/2011 09:07:18
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions