A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

03/07/2013 10:56

Índios entram com recurso para evitar reintegração em Aquidauana

Aliny Mary Dias
Policiais da Força Nacional estiveram na fazenda ontem (2) (Foto: Sua Alternativa/Reprodução)Policiais da Força Nacional estiveram na fazenda ontem (2) (Foto: Sua Alternativa/Reprodução)

Um recurso para derrubar a liminar que concedeu reintegração de posse da Fazenda Esperança, em Aquidauana, foi recebido pela Justiça nesta quarta-feira (3).

Veja Mais
“Se for pra morrer, vamos morrer”, diz líder de índios que ocupam fazenda
Produtor insiste em reintegração, mas "aceita" venda da Fazenda Esperança

A Funai (Fundação Nacional do Índio), o MPF-MS (Ministério Público Federal) e a AGU (Advocacia-Geral da União) entraram com o pedido e aguardam o julgamento dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado.

Não há prazo para o julgamento do recurso, mas de acordo com o advogado dos indígenas, Luiz Henrique Eloy, a decisão deve sair ainda hoje.

“Nós sabemos que os agravos já estão nas mãos do desembargador e esperamos que a decisão saia ainda hoje”, afirma o advogado.

A rapidez no julgamento do recurso pode ocorrer em razão do prazo de reintegração de posse já ter vencido na semana passada e pode ser cumprida a qualquer momento. A propriedade está ocupada por indígenas desde o dia 30 de maio.

“Nós falamos com os procuradores da AGU e eles acreditam que a decisão seja rápida para que a ordem de reintegração não seja cumprida”, afirma Eloy.

A Polícia Federal foi oficiada na última sexta-feira (28) e, conforme a assessoria de imprensa, está trabalhando no planejamento da ação. A data e horário da ida dos policiais não foi divulgada pela corporação.

Atualmente cerca de 800 índios da aldeia Ipegue-Taunay estão na propriedade. O líder indígena Estevão Terena disse ao Campo Grande News que a Força Nacional esteve na fazenda ontem (2), mas que não houve pedido de saída.

“Eles vieram policiar a região. Nós estamos esperando a polícia chegar, esperamos que não tenha violência porque tem muitas mulheres e crianças na nossa aldeia”, diz o líder.




No caso da aldeia Buriti, 23 deputados estaduais, 2 senadores e 3deputados federais, foram ao DF tentar audiência com Michel Temer em favor do colega Bacha, Os mesmos deputados estaduais se reuniram em Sidrolândia com o mesmo objetivo. Ou seja, se a comunidade indígena do MS depender desses políticos, como comenta o colega Pedro Braga, ai sim estaremos perdidos. A briga ainda é na esfera do jurídica, se forem cumprir o mandado as consequências da ação é da Justiça. A revogação do mandado leva em consideração a jurisprudência, lembrando-se que o local esta sub judice , há mulheres, crianças e bebês , o que pode trazer graves consequências se forem retirados a força. Portanto até que STF decline sobre o caso, os patrícios devem ficar onde estão. Veem o caso do mensalão? Alguém está preso?
 
samuel gomes TERENA-campo grande em 03/07/2013 14:45:35
Quem não cumpre ordem judicial, caí em ilegalidade, então é bandido. E bandido bom, é bandido morto.
 
Danilo Filho em 03/07/2013 14:24:10
Mais esse Brasil tá virando um chapéu velho mesmo hein!!!
 
Gilberto Oliveira em 03/07/2013 14:21:49
A JUSTIÇA, PRECISA SER PRECISA, PARA NÃO HAVER DERRAMAMENTO DE SANGUE, COMO FOI EM SIDROLÂNDIA, URGENTEMENTE, QUE O CNJ, PRESIDENTE DA REPÚBLICA, SENADORES, DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS, PREFEITOS E VEREADORES, FAÇA JUSTIÇA, O QUE ESTIVER PREVISTO EM LEI, PARA NÃO DEIXAR A POPULAÇÃO BRASILEIRA, DESACREDITA, CADA VEZ MAIS, QUE A JUSTIÇA NÃO SEJA SEGA, E SIM COM VISÃO AMPLA, COMO JESUS CRISTO, QUE DEUS ABENÇOE.
 
pedro braga em 03/07/2013 13:35:49
Quer dizer, eles recorreram à justiça, a mesma justiça que eles se recusam a obedecer, vez que existe uma sentença mandando que desocupem a área.
A pergunta que fica é : se a justiça continuar determinando que eles cumpram a decisão judicial já proferida, eles vão sair?
Ah, mas se lograrem uma decisão favorável certamente vão querer o cumprimento.
Que absurdo.
 
Paulo Cruz em 03/07/2013 11:50:33
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions